GLOSSÁRIO
C
Caixa postal eletrónica-
Call center-
Cessação antecipada do contrato-
COM.escolha-
Comunicações eletrónicas-
Consumidor-
Contrato celebrado à distância (ou por telefone)-
Contrato celebrado fora do estabelecimento comercial do operador (ou porta-a-porta)-
Correio azul-
Serviço de correio rápido que, independentemente do conteúdo, circula com prioridade garantida desde a aceitação até à entrega e cujo padrão para o serviço nacional é o dia útil seguinte, para o Continente, e até 2 dias úteis, para as Regiões Autónomas. Para a Europa, é de 3 dias úteis e para o resto do mundo, 5 dias úteis. Este serviço existe para correspondências até aos 2 Kg. (fonte: CTT)
Correio expresso-
Serviços de valor acrescentado caracterizados pela aceitação, tratamento, transporte e distribuição de envios postais com celeridade acrescida, diferenciando-se dos respetivos serviços postais de base por um conjunto de características suplementares, tais como:
• prazos de entrega predefinidos;
• registo de envios;
• garantia de responsabilidade do prestador, mediante seguro pelo qual o remetente conheça previamente a fórmula de ressarcimento dos prejuízos causados; e
• controlo do percurso dos envios pelo circuito operacional do prestador, permitindo a identificação do estado dos envios e informação ao cliente.
Para mais informação, consulte: O que posso fazer se tiver contratado um serviço de correio expresso e tiver problemas?
Correio normal-
Serviço de correio não prioritário que inclui objetos postais com peso máximo de 2 Kg (cartas, bilhetes-postais, jornais, livros, publicações periódicas e RSF - resposta sem franquia), e cujo padrão de serviço, para o correio nacional, é de 3 dias úteis. Para o correio internacional, o padrão é de 5 dias úteis para a Europa e de 7 dias úteis para o resto do mundo. (fonte: CTT)
Correio registado-
Envio com garantia do valor monetário fixo contra os riscos de extravio, furto, roubo ou deterioração, fornecendo ao remetente, a seu pedido, uma prova do depósito ou da sua entrega ao destinatário.
Tem tratamento especial e prioritário; controlo individual; recibo no ato de aceitação na estação de correio; código de barras com número de identificação único, que permite o seu acompanhamento e localização a qualquer momento até à entrega ao destinatário (Track & Trace); seguro incluído no preço para casos de perda, avaria ou espoliação total. Existem 3 modalidades de correio registado: simples, em mão e pessoal. O padrão de serviço é de 1 dia útil, sendo que o padrão de serviço entre Continente e Regiões Autónomas e Inter-Ilhas poderá ser alargado em função das limitações de transporte. (fonte: CTT)
Correio registado em mão-
Correio registado que é entregue pessoalmente na morada do destinatário, sendo recolhida a assinatura de quem recebe no domicílio. (fonte: CTT)