GLOSSÁRIO
A
ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações)-
Apartado-
ARN (Autoridade Reguladora Nacional)-
Assinante-
Audiotexto-
B
Base de dados de assinantes ou lista de devedores-
C
Caixa postal eletrónica-
Call center-
Cessação antecipada do contrato-
COM.escolha-
Comunicações eletrónicas-
Consumidor-
Contrato celebrado à distância (ou por telefone)-
Contrato celebrado fora do estabelecimento comercial do operador (ou porta-a-porta)-
Correio azul-
Serviço de correio rápido que, independentemente do conteúdo, circula com prioridade garantida desde a aceitação até à entrega e cujo padrão para o serviço nacional é o dia útil seguinte, para o Continente, e até 2 dias úteis, para as Regiões Autónomas. Para a Europa, é de 3 dias úteis e para o resto do mundo, 5 dias úteis. Este serviço existe para correspondências até aos 2 Kg. (fonte: CTT)
Correio expresso-
Serviços de valor acrescentado caracterizados pela aceitação, tratamento, transporte e distribuição de envios postais com celeridade acrescida, diferenciando-se dos respetivos serviços postais de base por um conjunto de características suplementares, tais como:
• prazos de entrega predefinidos;
• registo de envios;
• garantia de responsabilidade do prestador, mediante seguro pelo qual o remetente conheça previamente a fórmula de ressarcimento dos prejuízos causados; e
• controlo do percurso dos envios pelo circuito operacional do prestador, permitindo a identificação do estado dos envios e informação ao cliente.
Para mais informação, consulte: O que posso fazer se tiver contratado um serviço de correio expresso e tiver problemas?
Correio normal-
Serviço de correio não prioritário que inclui objetos postais com peso máximo de 2 Kg (cartas, bilhetes-postais, jornais, livros, publicações periódicas e RSF - resposta sem franquia), e cujo padrão de serviço, para o correio nacional, é de 3 dias úteis. Para o correio internacional, o padrão é de 5 dias úteis para a Europa e de 7 dias úteis para o resto do mundo. (fonte: CTT)
Correio registado-
Envio com garantia do valor monetário fixo contra os riscos de extravio, furto, roubo ou deterioração, fornecendo ao remetente, a seu pedido, uma prova do depósito ou da sua entrega ao destinatário.
Tem tratamento especial e prioritário; controlo individual; recibo no ato de aceitação na estação de correio; código de barras com número de identificação único, que permite o seu acompanhamento e localização a qualquer momento até à entrega ao destinatário (Track & Trace); seguro incluído no preço para casos de perda, avaria ou espoliação total. Existem 3 modalidades de correio registado: simples, em mão e pessoal. O padrão de serviço é de 1 dia útil, sendo que o padrão de serviço entre Continente e Regiões Autónomas e Inter-Ilhas poderá ser alargado em função das limitações de transporte. (fonte: CTT)
Correio registado em mão-
Correio registado que é entregue pessoalmente na morada do destinatário, sendo recolhida a assinatura de quem recebe no domicílio. (fonte: CTT)
Correio registado pessoal-
Correio registado simples-
Correio verde-
CVP (código de validação de portabilidade)-
D
Delay ou latência-
Denúncia-
Desempenho web browsing/HTTP-
Direito de livre resolução ou direito ao arrependimento-
Direito legal reconhecido aos consumidores (pessoas singulares que utilizam os serviços para fins não profissionais), que lhes permite, em determinadas condições, cancelar livremente um contrato celebrado à distância, por exemplo, por telefone ou Internet, ou no domicílio do consumidor através de agentes porta-a-porta no prazo de 14 e 30 dias, respetivamente, sem necessidade de invocar um motivo justificativo e sem qualquer penalização. Para mais informação, consulte: Perguntas frequentes sobre contratos à distância e porta-a-porta.
Download-
DTH-
DVB-T-
DVD-
Digital Video Disc. Disco digital de vídeo.
DVR-
Digital Video Recorder. Gravador de vídeo digital.
E
Encomenda postal-
São encaminhados para a estação de correios mais próxima do destinatário, o qual é avisado para proceder ao respetivo levantamento. O padrão de serviço é de até 3 dias úteis após aceitação para o Continente, até 5 dias úteis após aceitação para a Madeira e entre 7 e 15 dias úteis após aceitação para os Açores. (fonte: CTT)
Envio postal-
Objeto, endereçado na forma definitiva, obedecendo às especificações físicas e técnicas que permitam o seu tratamento numa rede postal, bem como a respetiva entrega no endereço indicado no próprio objeto ou no seu invólucro.
Estações de correio fixo-
Estações de correio móveis-
F
FIS (Ficha de Informação Simplificada)-
G
GigaPix-
H
HD-
HDMI-
I
Interface-
Internet aberta-
Internet das Coisas (IoT) - Empresas-
Engloba os dispositivos ou sistemas interconectados, normalmente denominados por dispositivos ou sistemas "inteligentes". Estes dispositivos ou sistemas recolhem e partilham dados e podem ser monitorizados ou controlados remotamente através da Internet. A IoT pode incluir diversos tipos de ligações de rede através de WAN, Wi-Fi, LAN, Bluetooth, ZigBee, Redes Privadas Virtuais (VPN) etc.
Consideram-se os seguintes equipamentos conectados à Internet: medidores, termostatos, lâmpadas, sistemas de alarme, detetores de fumo, fechos de segurança, câmaras "inteligentes", etc.; sensores, etiquetas de identificação por radiofrequência (RFID) ligadas a uma estação de base que permite a sua gestão através da Internet.
Internet das Coisas (IoT) - Famílias-
Engloba a utilização de equipamentos ou sistemas conectados com a Internet para fins não profissionais. Estes podem ser ligados entre si, permitindo controlar remotamente equipamentos: ajustando configurações, dando instruções para as tarefas a serem executadas, recebendo feedback do dispositivo, etc. Incluem-se neste conceito:
- os equipamentos de uso pessoal conectados à Internet, como relógio inteligente, pulseira de fitness, óculos ou auscultadores conectados com a Internet, equipamentos de localização por GPS, roupas, sapatos ou acessórios conectados com a Internet; equipamentos conectados com a Internet para cuidados médicos e de saúde (ex.: monitorizar a pressão arterial, o nível de açúcar, o peso corporal); brinquedos conectados com a Internet; automóvel equipado pelo fabricante com conexão à Internet sem fios.
- os equipamentos domésticos conectados à Internet, como equipamento ou sistema conectado com a Internet que permite gerir a energia da casa (ex.: luzes, tomadas, termostato do sistema de aquecimento, contadores de eletricidade, gás ou água); soluções de segurança em sua casa conectadas com a Internet (ex.: sistemas de alarme doméstico, detetor de fumos, câmaras de segurança, fechaduras); eletrodomésticos conectados com a Internet (ex.: aspiradores, frigoríficos, fornos, máquinas de café) e assistente virtual na forma de orador inteligente ou de uma aplicação de Internet.
J
Jitter-
L
Latência ou delay-
LCE (Lei das Comunicações Eletrónicas)-
Lista de devedores ou base de dados de assinantes-
Lista telefónica-
Livro de reclamações-
Livro de reclamações eletrónico-
Trata-se de uma plataforma eletrónica, através da qual os consumidores podem:
- reclamar diretamente aos operadores;
- pedir uma informação à entidade reguladora do sector de atividade em causa, que, no caso dos serviços de comunicações eletrónicas e postais, é a ANACOM;
- consultar informação prática relevante, como perguntas frequentes e legislação em vigor; e
- fazer um elogio ou sugestão aos operadores.
Esta ferramenta entrou em vigor a 1 de julho de 2017, por força do Decreto-Lei n.º 74/2017, de 21 de junho, que implementa a medidas SIMPLEX+ 2016 respeitante ao “livro de reclamações online", com o objetivo de modernizar, simplificar e tornar mais eficiente o processo de tratamento de reclamações.
Aceda ao livro de reclamações eletrónico. Para mais informação, consulte: Perguntas frequentes sobre livro de reclamações.
LTE (Long-Term Evolution)-
M
Mensagens de valor acrescentado ou serviços de valor acrescentado baseados no envio de mensagem-
MMS-
Multimedia Messaging Service. Serviço de mensagens multimédia.Motor de pesquisa em linha-
Motores de pesquisa em linha de muito grande dimensão-
Multiple play ou pacote de serviços-
Oferta comercial de um único operador, que inclui dois ou mais serviços, comercializada como oferta única e com uma única fatura.
A modalidade 2P (double play) trata-se de um pacote de dois serviços que inclui o serviço telefónico fixo e o serviço de banda larga fixa ou o serviço telefónico fixo e o serviço de televisão por subscrição; a modalidade 3P (triple play) trata-se de um pacote de três serviços que inclui o serviço telefónico fixo, o serviço de banda larga fixa e o serviço de televisão por subscrição; a modalidade 4P (quadruple play) trata-se de um pacote de quatro serviços que inclui os três serviços fixos (serviço telefónico fixo, de banda larga fixa e de televisão por subscrição) e acrescenta um serviço móvel (serviço telefónico móvel ou de banda larga móvel); finalmente, a modalidade 5P (quintuple play) trata-se de um pacote de cinco serviços que inclui os três serviços fixos (serviço telefónico fixo, de banda larga fixa e de televisão por subscrição) e acrescenta os dois serviços móveis (serviço telefónico móvel e de banda larga móvel).
N
NET.mede-
Permite fazer um teste de velocidade simples e imediato medindo a velocidade de Download e de Upload, a Latência e o Jitter. Pode também fazer um teste de Traffic shaping em computador, mediante instalação de uma aplicação. Permite igualmente consultar na área de estatísticas os resultados agregados dos testes simples de velocidade e dos testes de Traffic shaping feitos pelos utilizadores da ferramenta nos últimos três meses.
Pode ainda instalar a app NET.mede e, mediante registo, efetuar testes com a mesma e aceder ao My NET.mede - área reservada que lhe permite consultar os resultados dos testes recentes que efetuou com a app, incluindo informação sobre outros parâmetros de desempenho do seu serviço de acesso à Internet.
Aceda ao NET.mede.
Neutralidade de rede-
Número geográfico-
Número não geográfico-
O
Oferta ilimitada-
Ofertas similares às ofertas zero-rating-
Ofertas zero-rating-
Operador-
OTT (over-the-top)-
P
Pacotes de serviços ou multiple play-
A modalidade 2P (double play) trata-se de um pacote de 2 serviços que inclui o serviço telefónico fixo e o serviço de banda larga fixa ou o serviço telefónico fixo e o serviço de televisão por subscrição; a modalidade 3P (triple play) trata-se de um pacote de 3 serviços que inclui o serviço telefónico fixo, o serviço de banda larga fixa e o serviço de televisão por subscrição; a modalidade 4P (quadruple play) trata-se de um pacote de 4 serviços que inclui os 3 serviços fixos (serviço telefónico fixo, de banda larga fixa e de televisão por subscrição) e acrescenta um serviço móvel (serviço telefónico móvel ou de banda larga móvel); finalmente, a modalidade 5P (quintuple play) trata-se de um pacote de 5 serviços que inclui os 3 serviços fixos (serviço telefónico fixo, de banda larga fixa e de televisão por subscrição) e acrescenta os 2 serviços móveis (serviço telefónico móvel e de banda larga móvel).
Perda de pacotes-
Período de espera em linha-
Período que medeia entre o atendimento pelo call center ou, existindo menu eletrónico, a escolha da opção de contacto com o profissional e o atendimento personalizado pelo profissional. Para mais informação, consulte: O que precisa de saber sobre regras dos call centers.