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PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE AS PLATAFORMAS DA ANACOM PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE AS PLATAFORMAS DA ANACOM

O que é a GEO.ANACOM?

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O que é a GEO.ANACOM?

 A GEO.ANACOM destina-se ao público em geral, empresas e entidades públicas ou privadas que pretendam ter acesso a informação sobre as comunicações eletrónicas e/ou sobre o setor postal.

Para aceder ao Portal Público da GEO.ANACOM é apenas necessário um computador ou telemóvel com acesso à Internet.

No caso do Portal SIIA, Sistema de Informação de Infraestruturas Aptas, incluído também na GEO.ANACOM, apenas as entidades identificadas no Decreto-Lei n.º 123/2009, de 21 de maio podem ter acesso ao mesmo, sendo necessárias credenciais para o efeito.

Aceda ao GEO.ANACOM

 

A quem se destina a GEO.ANACOM?

A GEO.ANACOM destina-se ao público em geral, empresas e entidades públicas ou privadas que pretendam ter acesso a informação sobre as comunicações eletrónicas e/ou sobre o setor postal.

Para aceder ao Portal Público da GEO.ANACOM é apenas necessário um computador ou telemóvel com acesso à Internet.

No caso do Portal SIIA, Sistema de Informação de Infraestruturas Aptas, incluído também na GEO.ANACOM, apenas as entidades identificadas no Decreto-Lei n.º 123/2009, de 21 de maio podem ter acesso ao mesmo, sendo necessárias credenciais para o efeito.
 
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Quem gere a GEO.ANACOM?

É à ANACOM que compete a implementação, gestão e manutenção da GEO.ANACOM, bem como manter a sua acessibilidade e disponibilidade.

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Que camadas de informação estão disponíveis na GEO.ANACOM?

A GEO.ANACOM disponibiliza oito grupos de camadas de informação que se encontram no lado direito do Mapa na janela de Temas, página inicial.

O utilizador através da janela de Temas tem acesso à seguinte informação: Mapa Base, Camadas de Negócio e Operacionais, Temas Gerais e Camadas Externas (caso sejam adicionadas pelo utilizador).  A partir de cada tema, é possível escolher o grupo/subgrupo de informação que pretende visualizar no mapa, através da caixa de seleção .
 


De seguida apresenta-se a descrição de cada tema/camada e as suas respetivas subcamadas:

  • Mapa Base: Permite selecionar o mapa de base que pretende visualizar no mapa. Pode ainda retirar o mapa base do mapa, ao clicar sobre mapa base ativo.
  • Planeamento e Gestão de Espectro: Permite visualizar a informação relativa ao Serviço Amador e Amador por Satélite e a disponibilidade de frequências no serviço SAP/SAB no mapa.
  • Monitorização e Fiscalização: Permite visualizar a informação relativa ao desempenho de serviços móveis (Medições ANACOM) e à Televisão Digital Terrestre (TDT).
  • Cobertura (Fixa, Móvel e Satélite): Permite visualizar a informação de cobertura de rede fixa, móvel e satélite no mapa. Permite visualizar as áreas sem cobertura de redes de elevada capacidade (“Áreas Brancas”).
  • Serviços Postais (SU): Permite visualizar a informação relativa aos serviços postais (SU), nomeadamente estações, postos e marcos, no mapa.
  • Estatísticas e Mercado: Permite visualizar a informação estatística de reclamações e acessos dos serviços fixos.
  • Infraestruturas: Permite visualizar a informação relativa ao ITED/ITUR no mapa.
  • Temas Gerais: Permite visualizar a informação relativa às Localidades e aos Limites Administrativos (CAOP) no mapa.
  • Camadas Externas: Permite visualizar a informação das camadas de dados georreferenciados externos (caso sejam adicionadas pelo utilizador) no mapa.

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Qual a origem dos dados publicados na GEO.ANACOM?

A origem dos dados constantes na GEO.ANACOM depende da camada /Tema em questão.

No caso dos dados da funcionalidade de coberturas, as camadas de informação resultam dos dados fornecidos trimestralmente pelos operadores à ANACOM, em cumprimento do disposto no Decreto-Lei n.º 40/2022 de 6 de junho. As camadas relativas à cobertura da rede móvel e de satélite são da exclusiva responsabilidade dos operadores. A camada de cobertura da rede fixa baseia-se nos dados enviados pelos operadores com resolução ao nível do endereço.

Os temas Planeamento e Gestão de Espectro, Monitorização e Fiscalização resultam de informação produzida pela ANACOM, no âmbito da sua atividade.

A informação relativa aos Serviços Postais e Estatísticas e Mercado é produzida pela ANACOM a partir de dados fornecidos pelos operadores.

A informação publicada no tema Infraestruturas resulta dos Termos de responsabilidade de execução enviados pelos técnicos ITED/ITUR, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 123/2009, de 21 de maio.

Os mapas utilizam ainda dados demográficos fornecidos pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e da Carta Administrativa Oficial (CAOP) da Direção-Geral do Território (DGT).

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Como posso verificar se tenho cobertura de banda larga na minha residência?

Para verificar se tem cobertura de banda larga, deve utilizar a funcionalidade “Coberturas Disponíveis”.

Para isso, em primeiro lugar, deve ativar esta funcionalidade clicando no botão “Coberturas” e, de seguida, clicar sobre uma localização no mapa ou, em alternativa, indicar uma morada ou uma coordenada geográfica na caixa “Ir para”.

                                                     
 

Os resultados são apresentados por páginas, para cada tipo de rede de comunicações: Rede Fixa, Rede Móvel e Satélite. Em cada separador encontra informação sobre os operadores com cobertura na localização selecionada, a tecnologia disponível e as velocidades máximas de download disponíveis.
 

                                                
 

Esta funcionalidade devolve resultados dos operadores de redes públicas de comunicações eletrónicas, no território nacional. Os dados são disponibilizados pelos operadores à ANACOM, ao abrigo do disposto no Decreto-Lei n.º 40/2022, de 6 de junho, e da Portaria n.º 77/2023, de 14 de março.

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Como posso verificar a cobertura de rede móvel numa determinada zona?

Para verificar se tem cobertura de rede móvel, deve utilizar a funcionalidade “Coberturas Disponíveis”.

Para isso, em primeiro lugar, deve ativar esta funcionalidade clicando no botão “Coberturas” e, de seguida, clicar sobre uma localização no mapa ou, em alternativa, indicar uma morada ou uma coordenada geográfica na caixa “Ir para”.
 

                                                     
 
É apresentada uma janela com os resultados das coberturas referente à localização do ponto inserido no mapa. Ao selecionar no separador “Rede Móvel”, encontra informação sobre os operadores com cobertura na localização selecionada, a tecnologia disponível e as velocidades máximas de download disponíveis ou a qualidade da rede, no caso da voz.
 

                                               

Os dados visualizados através desta funcionalidade são disponibilizados pelos operadores à ANACOM, ao abrigo do disposto no Decreto-Lei n.º 40/2022, de 6 de junho, e da Portaria n.º 77/2023, de 14 de março e são da sua exclusiva responsabilidade.

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Posso consultar informação sobre a cobertura dos operadores móveis virtuais (MVNO)?

Os MVNOs suportam o seu serviço na rede de outros operadores, nomeadamente na MEO, NOS e VODAFONE. Desta forma, para consultar a cobertura de um MVNO, terá de pesquisar pela rede do operador que lhe dá suporte.

Assim, para os MVNOs:

  • Lycamobile, deverá verificar a rede da VODAFONE;
  • NOWO, deverá verificar a rede da MEO;
  • ONI (fornecedor de soluções exclusivamente empresariais), deverá verificar a rede da MEO.

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A lista de operadores ou tecnologias presentes na minha morada não está atualizada, porquê?

A frequência de atualização das camadas de cobertura é trimestral, pelo que as informações de cobertura na sua morada podem não estar atualizadas. Nos sites dos operadores encontram a informação de referência atualizada sobre a elegibilidade de um endereço para um serviço comercial e as ofertas oferecidas pelo operador.

A informação sobre a cobertura da rede fixa resulta dos dados enviados pelos operadores, com uma granularidade ao nível do edifício. Em determinados casos, o resultado obtido pode diferir do esperado, por não existirem dados na posição geográfica indicada pelo utilizador.

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A velocidade de download disponível na minha morada é inferior à exibida no resultado da pesquisa, porquê?

As velocidades exibidas no mapa de coberturas são as velocidades máximas teóricas comunicadas à ANACOM pelos operadores. Estas velocidades podem não ser alcançadas numa situação real, dependendo do estado da rede, do seu congestionamento ou do serviço contratado com o operador.

No caso particular das redes móveis, a velocidade pode variar em função de diversos fatores, tais como o local onde se encontra, a distância entre esse local e a estação de base, o número de utilizadores em simultâneo, a existência de obstáculos e as características do equipamento terminal, entre outros.

De notar que a informação disponibilizada sobre as coberturas disponíveis pode não corresponder integralmente à que é disponibilizada pelos operadores móveis nos seus sites ou em contexto contratual e pré-contratual, uma vez que estes poderão utilizar nos seus modelos, parâmetros técnicos distintos daqueles que disponibilizam no âmbito do Decreto-Lei n.º 40/2022, de 6 de junho.

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Com que frequência são atualizados os dados do Portal Público da GEO.ANACOM?

Os operadores de redes de comunicações eletrónicas devem atualizar a informação constante da funcionalidade de coberturas no final de cada trimestre de cada ano civil, sem prejuízo de o poderem fazer, a qualquer momento, sempre que procedam a alterações consideradas significativas nas respetivas redes.

A restante informação é atualizada de forma dinâmica com uma periodicidade variável, dependendo da camada de informação.

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Posso cruzar informação de diferentes camadas num único mapa de visualização?

Sim. Pode selecionar várias camadas em simultâneo na janela TEMAS.  Para aceder às camadas individuais deverá expandir o tema na seta para baixo  , do lado direito. Dentro de cada grupo ou subgrupo, pode ativar ou desativar as camadas clicando na caixa de seleção .

A transparência de um grupo de camadas ou de uma camada específica pode ser alterada através do “slider” , ao lado de cada camada, facilitando a visualização das diferentes camadas ativas sobrepostas.

A simbologia de uma determinada camada encontra-se colapsada do lado esquerdo e acessível na seta ,
 

 

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Como posso entrar em contacto com a ANACOM sobre estas FAQ ou sobre a GEO.ANACOM?

Se não encontrou resposta às suas perguntas nestas FAQs, ou se deseja reportar uma imprecisão nos mapas da GEO.ANACOM ou enviar uma sugestão, contacte a ANACOM através do endereço: suporte.geo@anacom.pt.

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