Skip to Content

ESTATÍSTICAS ESTATÍSTICAS

    

Reclamações sobre serviços de comunicações em 2024

Ouvir com ReadSpeaker
03.03.2025

TENDÊNCIAS GERAIS

Reclamações sobre serviços de comunicações caem 3% face a 2023

Em 2024, a ANACOM registou cerca de 104,1 mil reclamações escritas contra prestadores de serviços de comunicações, menos cerca de 3 mil reclamações (-3%) do que em 2023. As comunicações eletrónicas foram as mais reclamadas, com 62,3 mil reclamações (60% do total de reclamações), menos 11% face ao período homólogo. Em sentido inverso, aumentaram as reclamações sobre serviços postais em 2024 (+12%), situando-se nas 41,8 mil reclamações (40% do total do sector).


O livro de reclamações eletrónico é o meio mais utilizado pelos reclamantes

O livro de reclamações eletrónico permanece o meio mais utilizado pelos reclamantes (57%), mas registou uma quebra significativa neste período (-19%), perdendo peso para o livro de reclamações físico (40%), que viu aumentar a sua utilização em 2024 (+6%). O serviço de atendimento da ANACOM recebeu cerca de 3% do total de reclamações que esta Autoridade registou contra prestadores de serviços de comunicações no período em análise.


Setúbal é o distrito com a maior taxa de reclamação nas comunicações eletrónicas e Faro destaca-se nos serviços postais

O distrito de Setúbal registou cerca de 80 reclamações por 10.000 habitantes sobre comunicações eletrónicas. Do lado oposto, a Região Autónoma dos Açores originou menos reclamações nestes serviços, com 14 reclamações por 10.000 habitantes. Já nos serviços postais, Faro foi o distrito que mais se destacou, com cerca de 65 reclamações por 10.000 habitantes, enquanto Bragança registou a menor taxa de reclamação, com 12 reclamações por 10.000 habitantes. Lisboa, Setúbal e Faro são os distritos que registam as maiores taxas de reclamação sobre serviços de comunicações, com mais de 100 reclamações por 10.000 habitantes, em 2024.


COMUNICAÇÕES ELETRÓNICAS


A NOS é o prestador mais reclamado, todos os principais prestadores diminuíram o volume de reclamações

Entre os principais operadores, a NOS foi o prestador que registou mais reclamações em termos absolutos (37%) e continua a ser o prestador com mais reclamações por mil clientes (7,7). A VODAFONE foi o segundo prestador de serviços mais reclamado em 2024 (34%), seguida da MEO (26%). A MEO apresentou a menor taxa de reclamação, com 3,2 reclamações por mil clientes. Todos os prestadores de serviços de maior dimensão viram diminuir as reclamações face a 2023. A MEO registou a maior diminuição (-18%), seguida da VODAFONE (-13%) e da NOS (-3%).

Destaque ainda para a entrada da DIGI no último trimestre de 2024, que alcançou quase 1% das reclamações do sector (0,9%), sendo responsável por 0,5 mil reclamações recebidas pela ANACOM, sobretudo motivadas pela demora na portabilidade de número móvel, a demora ou ligação inicial deficiente de serviços fixos e a dificuldade no acesso e funcionamento das linhas telefónicas.


Faturação e contratação de serviços são os assuntos que mais se destacam no sector

A faturação de serviços foi o assunto mais reclamado, com 18 mil reclamações, dominado pela Vodafone, que foi responsável por 38% das reclamações relacionadas com os valores faturados. A contratação de serviços foi o segundo assunto mais reclamado, com destaque da NOS, responsável por 39% destas reclamações, seguida das falhas nos serviços e do cancelamento do serviço, assuntos nos quais também dominaram as queixas contra a NOS (responsável por 38% e 43% destas reclamações, respetivamente).


Condições contratuais não concretizadas, conduta dos funcionários e faturação de valores após o cancelamento do serviço entre as reclamações que mais aumentaram em 2024

Na NOS dominaram as queixas sobre as falhas no serviço de acesso à Internet fixa (12%) e aumentaram mais neste período as reclamações sobre a conduta dos funcionários e a demora no cancelamento de serviços.

Na VODAFONE destacaram-se as queixas sobre demora ou não resolução de reclamações (13%) e aumentaram mais neste período as reclamações sobre valores faturados considerados indevidos pelos utilizadores.

Na MEO estiveram também em evidência as queixas sobre demora ou não resolução de reclamações (13%) e aumentaram sobretudo neste período as reclamações sobre condições contratuais que os utilizadores consideram não ter sido concretizadas, dificuldades na apresentação do pedido de cancelamento do serviço e faturação de valores após o cancelamento do serviço.


SERVIÇOS POSTAIS


CTT foram os mais reclamados, a maioria dos prestadores viu aumentar as reclamações em 2024

Os CTT foram responsáveis pela esmagadora maioria das reclamações no sector postal, cerca de 81%, registando um aumento de 10% face a 2023. Ao todo, este prestador registou 33,7 mil das 41,8 mil reclamações sobre serviços postais recebidas pela ANACOM. Também a DPD viu aumentar 10% as suas reclamações neste período registando 3,7 mil reclamações. O conjunto de outros prestadores menos reclamados (UPS, General Logistics, CEPII, DHL, entre outros), que representa ao todo cerca de 11% das reclamações recebidas pela ANACOM sobre serviços postais, registou mais cerca de mil reclamações neste período (+31% face a 2023), sobretudo motivadas pela DHL Parcel e a UPS.


Falta de tentativa de entrega no domicílio continua a dominar as reclamações postais

A falta de tentativa de entrega no domicílio continua a ser o motivo mais mencionado nas reclamações sobre serviços postais, constituindo 21% do total de reclamações do sector e 18% das reclamações contra os CTT. Entre os motivos que mais aumentaram face a 2023, destaca-se o atraso na entrega de correio normal nacional.

Saiba mais:
Relatório interativo sobre reclamações nos serviços de comunicações

 

RESULTADOS ANTERIORES RESULTADOS ANTERIORES

 
 

This website uses cookies to ensure its proper functioning and to analyse traffic. By clicking "Accept all cookies", you agree to the use of all our cookies.
By clicking "Reject non-essential cookies", you are rejecting optional cookies, but allowing the use of our essential cookies.
To check which cookies you are authorizing or rejecting, click on "Cookies policy".