15.02.2021

Guia COVID-19 - Saiba o que deve fazer se não conseguir trabalhar ou estudar a partir de casa, porque a velocidade da Internet é muito baixa e tem quebras

A utilização dos serviços de comunicações eletrónicas aumentou significativamente durante o estado de emergência. Nesse contexto, o Governo adotou medidas excecionais tendo em vista assegurar a prestação ininterrupta de serviços de comunicações eletrónicas considerados críticos.

12.02.2021

COVID-19 - Alerta para falsos representantes dos operadores de telecomunicações

As autoridades de segurança, os operadores de telecomunicações e a comunicação social têm vindo a alertar para a atuação de falsos profissionais que se fazem passar por representantes legítimos dos operadores com o objetivo de enganar os consumidores e obter vantagens ilícitas. A ANACOM relembra um conjunto de procedimentos de segurança que permitem minorar a possibilidade de sucesso deste tipo de atividade criminosa.

11.02.2021

Dia Europeu do 112 - Portugal com mais de 7,8 milhões de chamadas

Celebra-se anualmente, a 11 de fevereiro, o Dia Europeu do 112, o número único de emergência europeu, para o qual se pode telefonar gratuitamente a partir de telefones fixos e móveis, em qualquer ponto da União Europeia (UE).

11.02.2021

Guia COVID-19 - Se o seu operador suspendeu o fornecimento dos seus serviços de comunicações eletrónicas no período entre 1 de outubro e 31 de dezembro de 2020, sabe o que pode fazer para reativá-los?

De acordo com a legislação em vigor, caso tenha visto os seus serviços de comunicações eletrónicas suspensos no período entre 1 de outubro e 31 de dezembro de 2020, pode requerer ao operador, sem custos, a reativação do fornecimento dos serviços. Conheça as condições.

10.02.2021

Guia COVID-19 - Sabe quanto tempo tem para recuperar o seu número de telefone se cancelar os serviços de telefone, Internet ou TV?

Depois do cancelamento do contrato, tem 3 meses para recuperar o seu antigo número, caso pretenda voltar a celebrar um contrato para a prestação de serviços de comunicações eletrónicas com o mesmo ou com outro operador.

09.02.2021

Dia da Internet Mais Segura 2021

Celebra-se hoje, dia 9 de fevereiro de 2021, o Dia da Internet Mais Segura.

09.02.2021

Guia COVID-19 - Sabe como pedir o cancelamento do seu serviço de comunicações?

Se está numa situação de desemprego, se teve uma quebra de rendimentos do seu agregado familiar ou se está infetado por COVID-19 e pretende cancelar o seu contrato, saiba como deve proceder.

08.02.2021

Contraordenações em 2020 - ANACOM aplicou coimas no valor de 2,6 milhões de euros

Em 2020, a ANACOM decidiu 426 processos de contraordenação (mais 137% do que no ano anterior), dos quais, cerca de 35%, o equivalente a 147 processos, terminaram com a aplicação de coimas num montante global de 2,6 milhões de euros.

05.02.2021

COVID-19 - Boas práticas para uma utilização eficiente da Internet

A utilização dos serviços de comunicações eletrónicas voltou a aumentar significativamente com o novo estado de emergência. Neste contexto, vale a pena relembrar um conjunto de boas práticas, em forma de vídeos didáticos, para uma utilização eficiente da Internet.

04.02.2021

COVID-19 - ANACOM atribui número para envio de SMS à população no âmbito da vacinação

A ANACOM atribuiu o número curto 2424 ao Ministério da Saúde para ser utilizado exclusivamente para o envio de mensagens curtas (SMS) à população no âmbito da execução do plano nacional de vacinação contra a COVID-19.