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O Presidente da ANACOM, João Cadete de Matos, participou na Conferência NewSpace Atlantic Summit 2018, que ocorreu nos 28 e 29 de maio de 2018, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.
O grupo de trabalho criado e coordenado pela ANACOM para encontrar soluções que permitam melhorar a proteção das redes de telecomunicações em caso de incêndios florestais apresentou ontem, dia 29 de maio, o relatório final, que inclui 27 medidas com o objetivo de reduzir o impacto dos incêndios nas infraestruturas de telecomunicações.
A ANACOM esteve presente no Festival Eurovisão da Canção 2018, a controlar, em permanência, os meios de rádio utilizados, garantindo as condições necessárias para que não ocorressem falhas quer no dispositivo de segurança montado, quer na produção televisiva do evento.
Conheça os resultados da monitorização realizada pela ANACOM aos indicadores de densidade da rede postal e de ofertas mínimas de serviços, que se reportam ao final de 2017.
O tráfego postal continuou a cair em 2017 numa tendência que se mantém desde 2013. Para isso tem contribuído sobretudo a substituição do correio tradicional em carta pelo correio eletrónico.
O número de chamadas realizadas em 2017 cresceu 3,5% face ao ano anterior e a duração média das chamadas foi de 191 minutos por mês, mais 6 minutos que no ano anterior.
No final de 2017 o número de acessos telefónicos por 100 habitantes era de 46,9, um crescimento relativamente ao ano anterior em que esse número era de 46,5.
No entender da ANACOM, atualmente já não se verificam as condições que, em tempos, justificaram a designação de operadores para prestar o serviço universal de comunicações eletrónicas, que é composto pelos seguintes serviços: (1) serviço fixo de telefone, (2) postos públicos, (3) lista telefónica completa e (4) serviço de informação 118.
Os operadores de comunicações móveis (MEO, NOS, NOWO e VODAFONE) anunciaram publicamente a adoção de um código de conduta que vem instituir novos procedimentos para a subscrição de conteúdos na Internet, com o objetivo de evitar a contratação inadvertida destes conteúdos, feita normalmente pelos utilizadores através de cliques não intencionais durante a navegação em determinadas páginas na Internet.
No final do 1.º trimestre de 2018, o número de clientes residenciais que dispunham de redes e serviços de alta velocidade em local fixo era de cerca de 2,3 milhões, mais 1,2% do que no trimestre anterior e cerca de 10,9% acima do valor registado no mesmo período do ano passado.