Voltar

Ofertas 4/5P foram as mais utilizadas no 3.º trimestre de 2023

Ouvir com ReadSpeaker
23.11.2023

No final do 3.º trimestre de 2023 (3T2023), o número de subscritores de pacotes de serviços foi de 4,6 milhões (+118 mil ou +2,6% face ao trimestre homólogo). O crescimento está exclusivamente associado às ofertas 4/5P (+151 mil ou +6,3%). 

As ofertas 4/5P foram as mais utilizadas, contando com 2,5 milhões de subscritores (55,0% do total de subscritores de ofertas em pacote), seguindo-se as ofertas 3P (com 1,7 milhões de subscritores, 36,2%). 

Ofertas isoladas representavam 68,4% dos acessos móveis e 15,0% dos acessos fixos

As ofertas isoladas, single play ou 1P, isto é, que não são comercializadas em pacote, representaram 68,4% dos acessos móveis e 15,0% dos acessos fixos. Estima-se que, em julho de 2022, as ofertas isoladas residenciais ascenderiam apenas a 1% do total dos subscritores residenciais de banda larga fixa, 3% do total de subscritores residenciais de TV por subscrição e a 5% do total dos subscritores residenciais de serviço telefónico em local fixo.

Receitas de pacotes aumentaram 8,9% e receita unitária aumentou 5,7%, os maiores valores desde 2016

Entre janeiro e setembro de 2023, as receitas de serviços em pacote foram de 1,5 mil milhões de euros (51,8% do total das receitas retalhistas de comunicações eletrónicas), tendo aumentado 8,9% face ao mesmo período do ano anterior (o maior crescimento anual registado desde 2016). As receitas de ofertas 4/5P representaram 66,9% do total das receitas em pacote ou 34,7% do total das receitas retalhistas.

A receita média mensal por subscritor de pacote (36,72 euros sem IVA) registou igualmente o maior crescimento anual desde 2016 (+5,7%). A receita média mensal foi de 45,21 euros no caso das ofertas 4/5P (+4,7%) e de 28,72 euros no caso das ofertas 3P (+4,5%).

Quotas de operadores

No final do 3T2023, a MEO foi o operador com maior quota de subscritores de serviços em pacote (41,4%), seguindo-se o Grupo NOS (35,3%), a Vodafone (20,5%) e a NOWO (2,8%). Face ao trimestre homólogo, a MEO e a Vodafone aumentaram a sua quota de subscritores (+0,3 p.p. em ambos os casos), enquanto as quotas do Grupo NOS e da NOWO diminuíram (-0,3 p.p. e -0.2 p.p., respetivamente). Em termos líquidos, a NOWO foi o único dos operadores referidos a diminuir o número de subscritores de pacotes. 

Por tipo de oferta, a MEO apresentou a maior quota de subscritores em todos os tipos de oferta: 2P (45,3%), 3P (39,3%) e 4/5P (42,1%).

Por outro lado, a MEO apresentou igualmente a quota de receitas de serviços em pacote mais elevada (41,2%), seguindo-se o Grupo NOS (40,4%), a Vodafone (16,7%) e a NOWO (1,6%). Face ao trimestre homólogo, o Grupo NOS aumentou a quota de receitas (+0,3 p.p.), a MEO e a Vodafone mantiveram as suas quotas, enquanto a NOWO diminuiu (-0,2 p.p.).

Pacotes de serviços – 3.º trimestre de 2023

 

Saiba mais: 
Pacotes de serviços – 3.º trimestre de 2023