Voltar

Internet Segura: #LerAntesClicarDepois

Ouvir com ReadSpeaker
17.05.2023

Internet Segura: #LerAntesClicarDepois – é o nome da campanha nacional lançada pelo Secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Campolargo, e o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), no dia 16 de maio, por ocasião da celebração do Dia Mundial da Internet a 17 de maio.

O uso generalizado das tecnologias digitais quer a nível pessoal, quer a nível profissional, torna as pessoas e as organizações cada vez mais vulneráveis a incidentes de cibersegurança e a cibercrimes. Com o objetivo de controlar esta tendência é fundamental sensibilizar toda a população para os cuidados básicos de cibersegurança que qualquer pessoa deve aplicar quando utiliza a Internet e as tecnologias digitais.

É neste contexto que surge esta campanha pedagógica e multiplataforma, composta por:

  • uma brochura informativa,
  • cartões com mensagens de alerta, e
  • um conjunto de vídeos curtos em formato de animação, que tratam temas variados, desde o uso das palavras-passe, as compras online, o cyberbullying até aos cuidados a ter com as redes sociais, passando pelos perigos a considerar em relação aos ataques através de emails, SMS ou telefonemas.

Esta campanha conta com uma divulgação massiva nas redes sociais e com parcerias da RTP, do Centro Internet Segura, universidades, municípios, empresas e organismos da administração pública para que possa chegar a todas as pessoas independentemente do seu nível de literacia digital.

Conselhos úteis para uma Internet Segura:

  1. Analisar criticamente as instruções de emails, SMS, mensagens instantâneas, ou telefonemas suspeitos.
  2. Confirmar, junto de outras fontes fidedignas, a veracidade de pedidos de informação sensível recebidas por email, mensagens instantâneas ou telefonemas.
  3. Diversificar as palavras-passe.
  4. Usar múltiplo fator de autenticação.
  5. Realizar cópias de segurança e atualizações regulares.
  6. Evitar partilhar informação sensível e notícias que podem conter desinformação nas redes sociais.
  7. Não usar Pen USB de origem desconhecida ou Wi-Fi pública sem VPN.
  8. Fazer compras online com cuidado.
  9. Prevenir e combater o cyberbullying e a extorsão sexual.

Consulte:
Brochura Internet Segura #LerAntesClicarDepois
Vídeos da campanha Internet Segura #LerAntesClicarDepois