Segundo um inquérito realizado pela ANACOM, em novembro de 2016, que envolveu mais de mil entrevistas, os utilizadores estão satisfeitos com a evolução geral dos correios ocorrida em 2016, em aspetos como o atendimento ao cliente, a clareza e transparência da informação fornecida, entre outros.
Os fatores que geraram maiores níveis de satisfação foram o “atendimento ao cliente”, o “correio entregue sem danos” e a “clareza e transparência na informação fornecida” e os que geraram menores níveis de satisfação foram o “tempo de espera para atendimento” (11 minutos em média), o “número de estabelecimentos postais“ e o “correio entregue atempadamente”.
A maioria dos inquiridos considera que a frequência da entrega de correio é adequada. 99% dos clientes de correspondências e 95% dos clientes de encomendas consideram também adequado o local de receção do correio.
Em 2016, o serviço mais utilizado foi o “envio de correspondência” (34,9%), seguindo-se o “envio/recebimento de encomendas” e o “correio registado”.
Mantém-se a tendência de diminuição da utilização dos serviços postais tradicionais, em particular no que respeita à utilização de estações de correio fixas e à proporção da população que recebe correspondência, mas a percentagem de indivíduos que receberam encomendas (22%) não diminuiu.
A ANACOM tem vindo a realizar bienalmente inquéritos sobre a utilização dos serviços postais pela população residencial com o objetivo de aferir o nível de utilização e a perceção sobre a qualidade dos serviços postais por parte dos utilizadores residenciais.
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