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Conheça o panorama das comunicações em 2022

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15.05.2023

Em 2022 retomou-se a tendência registada antes da pandemia COVID-19 na maioria das categorias de tráfego de comunicações eletrónicas. Quanto ao tráfego postal diminuiu 4,2% em comparação com o ano de 2021, embora as encomendas registem um forte crescimento desde 2018.

Comunicações eletrónicas

Embora o tráfego médio mensal de voz fixa e móvel por acesso e o tráfego de mensagens escritas por acesso tenham diminuído face ao ano anterior, o tráfego médio mensal de Internet por acesso registou novos máximos históricos em 2022, quer na banda larga fixa (BLF) quer na banda larga móvel (BLM), em virtude do aumento da intensidade de utilização dos serviços e do aumento do número de utilizadores. Cada acesso de BLF gerou, em média, 250 GB por mês (+4,4% que em 2021). Na BLM, o tráfego mensal por utilizador atingiu os 7,7 GB (+31,2%).

A utilização de serviços over-the-top (OTT) continuou a aumentar, ainda que de forma menos acentuada face ao verificado no período de pandemia. A percentagem de indivíduos que efetuaram chamadas de voz ou vídeo pela Internet ou que usavam instant messaging aumentou 3 pontos percentuais (p.p.) em 2022 e a utilização de videostreaming on demand aumentou 9 p.p. entre 2020 e 2022.

O Programa Escola Digital, a retoma da atividade económica no pós-pandemia e o crescimento da atividade turística em Portugal impulsionaram o crescimento dos acessos móveis que verificaram um crescimento acima da média dos últimos cinco anos.

Serviços postais

Em 2022, o tráfego postal diminuiu 4,2% em comparação com o ano de 2021, atingindo 563 milhões de objetos. O tráfego das correspondências e de correio editorial diminuiu 5,8% e 4,6%, respetivamente, enquanto o tráfego de publicidade endereçada aumentou 4,1%. As encomendas, que desde 2018 aumentaram 59,7%, continuaram a crescer, embora a um ritmo mais lento (+1,7% em 2022), atingindo um novo máximo histórico. Da mesma forma, o comércio eletrónico continuou a aumentar embora de forma menos expressiva face à registada durante o período de pandemia. Em 2022, 43% dos indivíduos efetuaram compras através da Internet nos três meses anteriores à inquirição, mais 2 p.p. do que no ano anterior. O peso das encomendas no total do tráfego situou-se nos 12,5%, mais 0,7 p.p. do que em 2021.

 

Consulte o relatório estatístico: Sector das Comunicações – 2022