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Recorde os principais acontecimentos no âmbito da utilização de serviços de comunicações em 2014.
Em 2014, o Portal do Consumidor divulgou informação relevante tendo em vista a melhoria da experiência dos utilizadores com os serviços de comunicações e o conhecimento dos seus direitos.
Principais alterações legislativas e regulamentares
No decurso de 2014, registaram-se desenvolvimentos legislativos e regulamentares com impacto nos direitos dos consumidores e demais utilizadores, em particular:
Decisões da ANACOM
A ANACOM adotou um conjunto de decisões com o intuito de reforçar os direitos dos utilizadores, em particular:
Fiscalização e sancionamento
Em 2014 foram realizadas cerca de 5.500 ações de fiscalização da ANACOM, no âmbito da sua atividade de supervisão do sector, com o objetivo de verificar se os operadores estão a cumprir com as regras sectoriais aplicáveis.
Foram decididos 360 processos de contraordenação, dos quais 115 resultaram na aplicação de coimas, 113 na aplicação de sanções acessórias e 26 na aplicação de penas de admoestação, na sequência da deteção de comportamentos irregulares dos operadores no mercado, no que respeita, por exemplo, à portabilidade de número, à prestação de informações falsas e enganosas, falta de disponibilização do livro de reclamações, aos serviços de audiotexto, etc. Saiba mais a respeito da atividade sancionatória da ANACOM.
Outros desenvolvimentos relevantes
Ainda no decurso do ano foram registados outros desenvolvimentos com impacto na prestação dos serviços, assinalando-se a este respeito:
Dicas e conselhos úteis
Durante o ano foram divulgadas dicas e conselhos úteis sobre os assuntos que assumem maior importância para os utilizadores, como por exemplo:
No final do ano, como já vem sendo hábito, a ANACOM lançou uma campanha de Natal destinada aos utilizadores com o objetivo de os informar sobre um conjunto de aspetos relevantes no contexto da contratação de serviços: 5 Dicas para fazer uma escolha informada e evitar problemas no futuro.
Ao longo do ano foram, ainda, divulgados os relatórios trimestrais sobre as reclamações dos utilizadores e sobre as estatísticas respeitantes à utilização dos vários serviços.