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96,8% das famílias com telefone fixo

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28.08.2023

No primeiro semestre de 2023 (1S2023), a taxa de penetração dos acessos telefónicos principais foi de 52,2 acessos por 100 habitantes. A taxa de penetração dos acessos instalados a pedido de clientes residenciais ascendeu a 96,8 por 100 agregados domésticos privados, mais 1,9 pontos percentuais (p.p.) do que no semestre homólogo.

Número de clientes aumentou 1,7%

No 1S2023, o número de clientes do serviço telefónico fixo na modalidade de acesso direto era cerca de 4,4 milhões, mais 75 mil (+1,7%) do que no primeiro semestre de 2022 (1S2022). O crescimento registado é consistente com a tendência histórica estimada e está associado à continuada penetração das ofertas em pacote que integram o telefone fixo.

Redes de nova geração responsáveis pelo crescimento do número de acessos

O parque de acessos telefónicos principais atingiu 5,5 milhões de acessos equivalentes, mais 95 mil acessos do que no semestre homólogo, sendo o menor aumento registado (+1,8%) desde o 2.º semestre de 2019. Este crescimento deveu-se ao aumento dos acessos suportados em redes de fibra ótica (FTTH) e TV por cabo.

No 1S2023, os acessos suportados em redes de nova geração (FTTH, redes de TV por cabo e redes móveis em local fixo), representaram 91,0% dos acessos telefónicos, tendo aumentado o seu peso em 2,4 p.p. em relação ao mesmo semestre do ano anterior. Já o número de acessos analógicos diminuiu 25,3% face ao semestre homólogo, passando a representar apenas 5,5% do total de acessos.

Número de postos públicos diminuiu 12,4%

O número de postos públicos instalados era de cerca de 11,8 mil, verificando-se uma queda de 12,4% face ao 1S2022.

O tráfego em minutos originado em postos públicos também diminuiu, 17,4% no 1S2023 face ao 1S2022. Desde o 1.º semestre de 2016, este tipo de tráfego diminuiu 79,3%. Esta tendência decrescente é justificada pela substituição deste tipo de tráfego por chamadas de telemóvel e outras formas de comunicações suportadas na Internet.

Tráfego originado na rede fixa diminuiu 17,1%

No período em análise, o volume de minutos originado na rede fixa diminuiu 17,1% em relação ao semestre homólogo.

Por tipo de chamada, a diminuição ocorrida deveu-se sobretudo à diminuição do tráfego fixo fixo (-18,9%) e, em menor medida, à redução do tráfego fixo-móvel (-3,0%), do tráfego nacional para números curtos e números não geográficos (-33,9%) e do tráfego internacional de saída (-23,4%).

Tráfego mensal por acesso diminuiu 10 minutos

No 1S2023 foram consumidos, em média, por mês, 43 minutos por acesso, dos quais 28 minutos em chamadas fixo-fixo, 9 minutos em chamadas fixo-móvel e 2 minutos em chamadas internacionais. Em comparação com o 1S2022, foram consumidos mensalmente menos 10 minutos por acesso (-18,7%).

Quotas dos operadores

No 1S2023, a quota de clientes de acesso direto da MEO atingiu 41,8%, seguindo-se o Grupo NOS com 34,2%, a Vodafone com 20,7% e a NOWO com 2,6%. A quota de clientes de acesso direto do Grupo NOS e da NOWO diminuíram 0,2 p.p. Por outro lado, a quota da Vodafone aumentou 0,4 p.p. enquanto a MEO manteve a sua quota. O nível de concentração diminuiu ligeiramente.

Serviço telefónico fixo – 1.º semestre de 2023:

Postos Públicos – 1.º semestre de 2023:

Consulte o relatório estatístico:
Serviço telefónico fixo – 1.º semestre de 2023