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4,7 milhões de subscritores de pacote de serviços em 2023

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23.02.2024

No final de 2023, o número de subscritores de pacotes de serviços foi de 4,7 milhões (+114 mil ou +2,5% face ao ano anterior). O crescimento está sobretudo associado às ofertas 4/5P (+144 mil ou +5,9%).

As ofertas 4/5P foram as mais utilizadas, contando com 2,6 milhões de subscritores (55,4% do total de subscritores de ofertas em pacote), seguindo-se as ofertas 3P (com 1,7 milhões de subscritores, 35,7%). 

Ofertas isoladas representavam 68,0% dos acessos móveis e 14,9% dos acessos fixos

As ofertas isoladas, single play ou 1P, isto é, que não são comercializadas em pacote, representaram 68,0% dos acessos móveis e 14,9% dos acessos fixos. Estima-se que, em julho de 2023, as ofertas isoladas residenciais ascenderiam apenas a 1% do total dos subscritores residenciais de banda larga fixa, 2% do total de subscritores residenciais de TV por subscrição e a 4% do total dos subscritores residenciais de serviço telefónico em local fixo.

13% dos subscritores de pacotes pertenciam ao segmento não residencial

De acordo com a informação reportada pelos quatro principais operadores de comunicações eletrónicas, no final do 2.º trimestre de 2023 cerca de 13,0% do total de subscritores de pacotes pertenciam ao segmento não residencial. As ofertas 2P apresentavam um maior peso entre os subscritores não residenciais (24,3%) por comparação aos subscritores residenciais (6,4%).

Receitas de pacotes aumentaram 9,0% e receita unitária aumentou 5,8%, os maiores valores desde 2016

Em 2023, as receitas de serviços em pacote foram de 2,04 mil milhões de euros (51,9% do total das receitas retalhistas de comunicações eletrónicas), tendo aumentado 9,0% face ao ano anterior (o maior crescimento registado desde 2016). As receitas de ofertas 4/5P representaram 67,1% do total das receitas em pacote ou 34,8% do total das receitas retalhistas.

A receita média mensal por subscritor de pacote (36,80 euros sem IVA) registou igualmente o maior crescimento desde 2016 (+5,8%). A receita média mensal foi de 45,27 euros no caso das ofertas 4/5P (+4,8%) e de 28,84 euros no caso das ofertas 3P (+5,2%).

Quotas de operadores

Em 2023, a MEO foi o operador com maior quota de subscritores de serviços em pacote (41,6%), seguindo-se o Grupo NOS (35,1%), a Vodafone (20,6%) e a NOWO (2,7%). Face ao ano anterior, a MEO e a Vodafone aumentaram a sua quota de subscritores (+0,4 p.p. e +0,2 p.p., respetivamente), enquanto as quotas do Grupo NOS e da NOWO diminuíram (-0,4 p.p. e -0.2 p.p., respetivamente). Em termos líquidos, a NOWO foi o único dos operadores referidos a diminuir o número de subscritores de pacotes.

Por tipo de oferta, a MEO apresentou a maior quota de subscritores em todos os tipos de oferta: 2P (47,0%), 3P (39,6%) e 4/5P (42,0%).

Por outro lado, a MEO apresentou igualmente a quota de receitas de serviços em pacote mais elevada (41,1%), seguindo-se o Grupo NOS (40,4%), a Vodafone (16,9%) e a NOWO (1,6%). Face ao ano anterior, o Grupo NOS e a Vodafone aumentaram a quota de receitas (+0,2 p.p. e +0,1 p.p., respetivamente), a NOWO e a MEO diminuíram as suas quotas (-0,2 p.p. e -0,1 p.p., respetivamente).

O nível de concentração, medido pelo índice Herfindahl-Hirschman(1), continua elevado e aumentou ligeiramente face ao ano anterior. As ofertas 4/5P foram as que registaram o nível de concentração mais elevado. Globalmente, e por tipo de oferta, o nível de concentração não se tem alterado de forma significativa desde o início de 2018.

Pacotes de serviços – 2023

(1) O índice Herfindahl é uma medida da dimensão das empresas relativamente à sua indústria e um indicador do grau de concorrência entre elas. Define-se como a soma dos quadrados das quotas de mercado das empresas que compõem o ramo de atividade (por vezes limitadas às 50 maiores empresas), em que as quotas de mercado são expressas em valores decimais (ou, de forma equivalente, em percentagens). Assim, considerando as quotas em valores decimais, o índice pode variar entre 0 a 1, tendendo para 0 quando há um número enorme de pequenas empresas (mercado competitivo) e para 1 quando há poucas empresas (mercado oligopolista). Quanto maior o índice, maior o nível de concentração.

 

Saiba mais:
Pacotes de serviços de comunicações eletrónicas - 2023