Tem dúvidas sobre as alterações na TDT
Ligue grátis todos os dias das 9h às 16h
Já é possível verificar diariamente a qualidade do sinal da rede de frequência única de televisão digital terrestre (TDT), que emite no canal 56, a partir de uma ferramenta disponibilizada pela ANACOM no seu site – www.anacom.pt.
Esta ferramenta identifica com as cores verde, vermelha e amarela o nível de qualidade do sinal registado em todos os distritos e apresenta o histórico de medições até à véspera do dia em que é feita a pesquisa.
Se a localidade pesquisada obteve a cor verde significa que, para o dia em análise, existe uma boa qualidade na receção do sinal TDT (através do canal 56), ou seja, em mais de 99% do tempo, o sinal TDT esteve acima do limiar mínimo de qualidade definido. No caso de terem sido registadas dificuldades na receção do sinal, estas terão tido duração inferior a 1% do dia (ou seja, a 14 minutos e 24 segundos, seguidos ou intercalados).
Se a localidade pesquisada apresenta a cor vermelha significa que, para o dia em análise, foram registadas dificuldades na receção do sinal de TDT (através do canal 56), ou seja, em 1% do dia ou mais, o sinal TDT esteve abaixo do limiar mínimo de qualidade definido. Nestes casos, as sondas estão instaladas em zonas onde apenas está disponível a rede TDT de frequência única (canal 56), não havendo emissores da rede multifrequência que possam servir de alternativa.
Se a localidade pesquisada gerou a cor amarela significa que, para o dia em análise, foram registadas dificuldades na receção do sinal de TDT (através do canal 56), porém, no local onde a sonda foi instalada existem outros canais para além do 56, através dos quais também é possível receber o sinal TDT.
O sinal TDT disponibilizado através de outros canais (como o 40, 42, 45, 46, 47, 48 e 49), que constituem a rede multifrequência, não é atualmente monitorizado por estas sondas, prevendo-se que venha a sê-lo no futuro. De notar ainda, que as sondas não monitorizam a qualidade do acesso ao serviço via satélite (DTH).
A ANACOM espera que esta ferramenta possa contribuir para que qualquer utilizador da TDT avalie, de forma fácil e rápida, se a sua instalação de receção tem problemas que possam estar a afetar a receção do sinal na sua residência.
Saiba mais:
Pesquisa TDT- Sondas de monitorização