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No 3.º trimestre de 2017, o número de acessos móveis por 100 habitantes era de 170,5. Esse número desce para 127,4 se consideramos apenas os acessos móveis com utilização efetiva. A utilização do roaming disparou, tanto ao nível da voz como de Internet/dados móveis.
Segundo o Barómetro de Telecomunicações da Marktest, em setembro de 2017, 95,5% dos residentes em Portugal eram clientes do serviço telefónico móvel e cerca de 39,7% dos clientes residenciais subscreveram este serviço no âmbito de uma oferta em pacote que integra serviços prestados em local fixo.
Os utilizadores efetivos de serviços típicos da banda larga móvel (videochamadas, transmissão de dados em banda larga, mobile TV, etc.) aumentaram 12,6% em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo 7 milhões, o valor mais elevado de sempre. O crescimento da utilização destes serviços está associado ao aumento dos utilizadores de Internet no telemóvel, que aumentou 14,6%, e ao crescente uso dos smartphones.
Em termos de tráfego, o volume de minutos nas chamadas realizadas a partir de redes móveis aumentou 4,1% em comparação com o mesmo período do ano passado. Já a utilização do serviço de mensagens escritas sofreu uma redução de 11%, devido ao aparecimento de formas de comunicação alternativas, suportadas na utilização de Internet móvel.
A MEO continua a ser o principal operador do serviço telefónico móvel (43,8%), seguida da Vodafone (30%), da NOS (24,2%).
Roaming
No 3.º trimestre de 2017 a utilização do roaming aumentou muito, tanto ao nível da voz como da utilização da Internet/dados.
Quando os portugueses se encontram no estrangeiro (roaming out), as chamadas e minutos de voz aumentaram, respetivamente, 36,9% e 50,8% em comparação com igual período do ano anterior. Já a utilização de Internet móvel registou um aumento de 60,7% no número de sessões de acesso e um aumento de 320,9% no volume de tráfego gerado.
No caso dos estrangeiros que se encontram de visita a Portugal (roaming in), as chamadas, minutos de voz, sessões de acesso à Internet e tráfego de dados, registaram um aumento de 41,3%, 57,7%,99% e 299%, respetivamente, em face ao mesmo período do ano passado.
Esta evolução estará associada à nova regra de preços de roaming “Roam Like At Home” resultante do enquadramento regulamentar europeu que determinou que o preço das comunicações em roaming entre países do Espaço Económico Europeu não pode exceder as tarifas pagas pelas comunicações nacionais. Saiba mais sobre a aplicação desta regra.
Infografia sobre os serviços móveis
Consulte a versão integral do último relatório sobre “serviços móveis”.