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O número de minutos de conversação utilizados com origem na rede telefónica fixa aumentou 1,5% no primeiro trimestre de 2020 face ao mesmo período do ano anterior. Trata-se do primeiro aumento desde o primeiro trimestre de 2013 e estará relacionado com o impacto da pandemia de COVID-19, que provocou uma alteração significativa dos padrões de utilização do serviço telefónico fixo. Na semana em que entrou em vigor o estado de emergência (semana de 16 a 22 de março), o consumo de voz fixa cresceu 61% face à semana anterior à declaração de pandemia (2 a 8 de março).
A duração média das chamadas originadas na rede fixa também aumentou cerca de 17 segundos no primeiro trimestre face ao mesmo período do ano anterior. A duração média das chamadas nacionais entre telefones fixos aumentou 27 segundos.
O número de minutos de conversação estava em queda desde o início de 2013 devido ao aumento do número de pacotes com 4 e 5 serviços – que incluem serviços móveis com chamadas gratuitas para todas as redes – e também à crescente utilização de serviços comunicações através da Internet – serviços over-the-top (OTT).
O número de acessos telefónicos fixos atingiu 5,1 milhões, mais 1,3% do que no trimestre homólogo (correspondente a 64 mil novos acessos). Este crescimento deveu-se sobretudo ao aumento dos acessos suportados em fibra ótica e TV por cabo.
Em termos de número de clientes, o serviço de telefone fixo atingiu cerca de 4,1 milhões de subscritores, mais 85 mil (2,1%) do que no mesmo período do ano anterior.
No final do primeiro trimestre de 2020, no que respeita aos três maiores operadores, a MEO atingiu uma quota de 42,1% dos clientes, o Grupo NOS de 35,9%, a Vodafone de 18,3% e o Grupo NOWO/Onitelecom com 3,4% .
Resumo gráfico sobre o serviço telefónico fixo – 1.º trimestre de 2020
Consulte em ANACOM.pt a versão integral do último relatório sobre “Serviço telefónico fixo”.