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No final do 2.º trimestre de 2017, existiam 4,79 milhões de acessos telefónicos fixos, mais 0,2% relativamente ao trimestre anterior e mais 1,2% em relação ao 2.º trimestre do ano passado.
Apesar do aumento do número de acessos, verifica-se uma diminuição do tráfego de voz do serviço telefónico fixo, que mantém uma tendência de queda desde 2013. No 2.º trimestre de 2017, essa descida foi de 5,4% face ao trimestre anterior e de 14,1% relativamente ao mesmo período do ano passado.
O número de acessos telefónicos fixos por 100 habitantes era 46,4, o valor mais elevado registado desde que são recolhidas estas estatísticas (4.º trimestre de 2006). No entanto, segundo o Barómetro de Telecomunicações da Marktest, no 2.º trimestre de 2017, cerca de 26,9% dos clientes deste serviço não o utilizava.
O número de postos públicos atingiu cerca de 20 mil (menos 1% em relação ao trimestre anterior e menos 5% face ao mesmo período do ano anterior).
Em média, por mês, foram consumidos 88 minutos por cada acesso telefónico: 69 minutos em chamadas fixo-fixo; 9 minutos em chamadas fixo-móvel e 6 minutos em chamadas internacionais.
No período em análise, a MEO era o operador que registava o maior número de acessos (45,3%), seguindo-se o Grupo NOS (35,4%) e a Vodafone (15,2%).
Infografia sobre serviço telefónico fixo
Consulte a versão integral do último relatório sobre “Serviço telefónico fixo”.