Voltar

ANACOM explica processo de alteração da rede TDT aos autarcas do Alentejo

Ouvir com ReadSpeaker
28.01.2020

A ANACOM reuniu nos dias 23 e 24 de janeiro com as Comunidades Intermunicipais do Alentejo Central, do Alentejo Litoral e do Baixo Alentejo para explicar o processo de migração da rede de TDT, que vai começar com a alteração da frequência do emissor de Sines, no dia 7 de fevereiro. No total, estas comunidades intermunicipais integram 32 municípios.

Nas reuniões com os autarcas, além de se explicar o processo de migração, necessário para a implementação do 5G, a ANACOM explicou ainda todo o processo: as datas de alteração da rede de emissores na região, o que as pessoas têm que fazer para voltar a ver televisão normalmente – sintonizar os seus equipamentos – e que o processo não envolve custos para as populações. Não é preciso comprar novas televisões ou descodificadores, substituir ou reorientar antenas, ou subscrever serviços de televisão paga. Nesta matéria, a ANACOM explicou ainda a recente medida adotada, de proibição de práticas comerciais desleais.

A ANACOM, que esteve representada nas reuniões pelo presidente, João Cadete de Matos, e por uma equipa técnica constituída por Miguel Henriques, José Pedro Borrego, António Rolhas e Ilda Matos, partilhou com os autarcas as medidas preparadas  pela ANACOM para apoiar as populações neste processo: a campanha de comunicação; os protocolos com a ANAFRE (Associação Nacional de Freguesias), a AMA (Agência para a Modernização Administrativa), com Câmaras Municipais; e as parcerias com o Instituto da Segurança Social, com a GNR, a PSP, o Patriarcado e o Corpo Nacional de Escutas.  

Foi ainda explicado o funcionamento do call center lançado pela ANACOM (linha gratuita 800 102 002) para dar informação e ajudar a fazer a sintonia dos televisores ou descodificadores TDT, e do trabalho a desenvolver pelas equipas técnicas que a ANACOM terá no terreno para apoiar as populações, quando ocorrer a mudança.

Os autarcas manifestaram a sua disponibilidade para apoiar as populações neste processo.

Saiba mais:
800 102 002: o número gratuito da ANACOM para esclarecer dúvidas sobre a TDT
Perguntas frequentes sobre alterações na rede TDT
Tecnologia 5G (Vídeo)