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Serviços postais - ANACOM divulga dados sobre a rede postal e os indicadores de qualidade dos CTT em 2019

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05.05.2020

A ANACOM, no âmbito da sua atividade de monitorização do cumprimento dos objetivos fixados para o serviço postal universal (SPU), divulga os relatórios sobre a rede postal e oferta de serviços e sobre os valores dos indicadores de qualidade de serviço dos CTT - Correios de Portugal (empresa concessionária do SPU em 2019).

O relatório rede postal e oferta de serviços dos CTT apresenta os níveis de desempenho relativos aos indicadores de densidade da rede postal e de ofertas mínimas de serviços registados no final de 2019, bem como a evolução da rede postal até essa data. Destaca-se que os CTT tinham em funcionamento 2370 estabelecimentos postais, dos quais 539 eram estações de correio e 1831 eram postos de correio.

O número total de estabelecimentos postais no final de 2019 evidencia um crescimento acumulado de 2,3% face ao observado no final de 2014, o que significa que o número de postos de correio criados neste período superou o número de estações de correio encerradas. O número total de estabelecimentos postais é compatível com os objetivos de densidade da rede postal fixados pela ANACOM a 15 de setembro de 2017, que implicitamente colocam em 2296 o número mínimo de estabelecimentos postais que os CTT devem manter em funcionamento. Com base na informação reportada pelos CTT, em 2019 foram atingidos por este operador os objetivos de densidade da rede postal e de ofertas mínimas de serviços.

Relativamente aos valores dos indicadores de qualidade do serviço (IQS) do serviço postal universal, de acordo com os dados reportados pela empresa, nenhum dos objetivos de desempenho fixados pela ANACOM na decisão de 12 de julho de 2018 foi atingido para o ano em análise. De acordo com os CTT, em 2019 os valores foram afetados por ocorrências ao nível operacional relacionadas com dificuldades na contratação de pessoal, perturbações laborais, diminuição da capacidade de tratamento de correio por instalação de novas máquinas, perturbações e limitações ao nível das ligações e capacidade de transporte para as Regiões Autónomas, ainda que a empresa tenha adotado diversas medidas para mitigar os efeitos das referidas ocorrências.

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