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Em 2022, 81% dos utilizadores da Internet efetuaram chamadas de voz ou vídeo através da mesma, mais 2 pontos percentuais (p.p.) do que em 2021. O crescimento anual verificado foi inferior ao registado nos anos anteriores (+9 p.p. em 2021 e +18 p.p. em 2020), anos marcados pela alteração de comportamentos dos consumidores, resultante da pandemia COVID-19. Portugal continuava acima da média da UE27 (+9 p.p.) e ocupava a 8.ª posição do ranking da utilização deste tipo de serviços. Caso se considere o total de indivíduos, e não apenas os utilizadores de Internet, a penetração destes serviços seria de 69%, +3 p.p. do que a média europeia, e Portugal ocupava a 13.ª posição do ranking da UE27. Em 2019, Portugal ocupava o último lugar deste ranking.
O instant messaging foi utilizado por 92% dos utilizadores de Internet. O nível de utilização deste tipo de aplicações em Portugal encontrava-se 12 p.p. acima da média da UE27, ocupando a 7.ª posição no respetivo ranking. Caso se considere o total de indivíduos, e não apenas os utilizadores de Internet, a penetração deste serviço em Portugal seria de 78%. Segundo esta perspetiva, Portugal ficou 6 p.p. acima da média europeia, posicionando-se no 13.º lugar do ranking da UE27.
Em 2022, cerca de 42% dos utilizadores de Internet subscreveram serviços videostreaming on demand (+9 p.p. que em 2020), encontrando-se Portugal na 16.ª posição no ranking da UE27. Caso se considere o total de indivíduos, e não apenas os utilizadores de Internet, a penetração destes serviços em Portugal seria de 36% em 2022 (+9 p.p. que em 2020), ocupando Portugal a 17.ª posição do ranking da UE27.
A leitura de notícias online, a participação em redes sociais, a música online e o Internet banking foram outros dos serviços com níveis de participação superiores a 50% entre os utilizadores de Internet em Portugal. A utilização de redes sociais e o acesso a informação online em Portugal foi significativamente superior à média da UE27. O e-commerce foi mais popular na UE27 do que em Portugal.
Em 2022, a Internet banking foi dos serviços analisados que mais cresceu entre os utilizadores de Internet, tendo ainda ultrapassado a média da UE27. Numa perspetiva de distribuição regional, destacam-se os utilizadores da região da Área Metropolitana de Lisboa (73%), com maiores níveis de utilização de Internet banking, em oposição aos do Alentejo e do Algarve (59% e 60%, respetivamente).
Os indivíduos mais jovens, com o ensino superior e estudantes apresentaram uma maior propensão para a utilização dos diversos serviços over-the-top analisados, tal como ocorre na média da UE27. No entanto, para alguns serviços over-the-top o crescimento anual foi maior para os grupos com menor utilização, como é o caso dos reformados e indivíduos com mais idade, tanto na realização de chamadas de voz e vídeo pela Internet como na utilização de instant messaging.
Infografia sobre a utilização de serviços over-the-top em Portugal em 2022
Sabe o que são serviços over-the-top?
Over-the top é a expressão usada para descrever os serviços disponibilizados através da Internet "aberta", como por exemplo os serviços de mensagens instantâneas (como o Facebook Messenger, o iMessage e o WhatsApp), serviços de chamadas de voz e vídeo (como o FaceTime, o Skype e o Viber), serviços audiovisuais de áudio e de vídeo (como a Apple Music, o Spotify e o Vevo no caso da música e o Hulu, Netflix, o Youtube e o Wuaki.tv no caso dos audiovisuais de vídeo), compra e descarga de ficheiros media (como a Amazon e o iTunes), redes sociais (como o Facebook, o Instagram, o LinkedIn e o Twitter), jogos que podem ser transferidos para consolas de jogos, computadores ou telemóveis e jogos online interativos, motores de busca e agregadores de informação (como o Google e o Yahoo), partilha de ficheiros que oferecem o peer-to-peer ou grupos de debate (newsgroups) como modelos de distribuição (como o BitTorrent, o eDonkey e o Gnutella), armazenamento que envolve transferências de dados usando o Protocolo de Transferência de Dados (File Transfer Protocol ) e seus derivados (como a Apple, a Dropbox, a Google e a Microsoft).
Consulte:
Relatório serviços over-the-top 2022