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Segundo o relatório publicado pela ANACOM o número de utilizadores de Internet que efetuaram chamadas de voz ou vídeo pela Internet, em Portugal, cresceu de 39%, em 2016, para 44%, em 2017 (mais 5 pontos percentuais), tratando-se do maior crescimento anual registado desde 2013.
O serviço de mensagens instantâneas (instant messaging) foi utilizado por 54% dos utilizadores de telemóvel.
Os serviços de videostreaming on demand (Netflix, FoxPlay e NPlay), que colocam à disposição do consumidor um conjunto de filmes e séries mediante o pagamento de uma mensalidade, foram utilizados por 5,5% das pessoas com 10 ou mais anos.
As redes sociais são as principais aplicações utilizadas entre os consumidores de Internet no telemóvel (80%), seguindo-se a visualização de vídeos e a consulta de mapas (68%), audição de música (47%), jogos online (27%), bancos online (21%) e TV online (11%).
Em Portugal, utilização de aplicações não profissionais encontra-se acima da média da União Europeia (U.E.) e a utilização dos bancos online e do comércio eletrónico encontra-se abaixo da média da U.E..
A perceção do consumidor é a de que existe um grau elevado de substituição entre serviços tradicionais e serviços over-the-top (cerca de 7, numa escala crescente de substituibilidade de 1 a 10).
Quanto ao perfil típico dos utilizadores que realizam chamadas de voz e utilizam serviços de mensagens instantâneas através da Internet, são pessoas mais jovens (menos de 35 anos), com níveis de escolaridade mais elevados (ensino secundário ou superior). A realização de chamadas de voz através da Internet tende a ser maior entre os utilizadores de Internet no telemóvel que residem na Grande Lisboa e na Madeira.
Portugal encontrava-se acima da média da U.E. na utilização de chamadas de voz ou vídeo entre os utilizadores de Internet com nível de escolaridade mais elevado.
Consulte:
Relatório "Serviços over-the-top (OTT)" - 2017