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Serviço de voz móvel
As medidas excecionais associadas à COVID-19, em particular a declaração do estado de emergência e o consequente dever de confinamento, resultaram num crescimento significativo do consumo mensal de minutos por dispositivo móvel (223 minutos por mês, mais 23,1 minutos do que em igual período de 2019) e num aumento da duração média das chamadas, que atingiu um máximo histórico (184 segundos) no final do 1.º trimestre de 2020.
O consumo do serviço de voz móvel aumentou 11,9% face ao mesmo período do ano anterior, atingindo 7,9 mil milhões de minutos.
Por tipo de chamada, o elevado crescimento verificado no consumo de voz em minutos resultou do aumento da utilização de minutos para fora (mais 16,9%) e para a mesma rede (mais 8,4%). As chamadas com destino a redes internacionais, que subia há 14 trimestres consecutivos, diminuiu 0,1%.
A MEO continua a ser o operador com a quota mais elevada (41,5%), seguindo-se a Vodafone (30,1%) e a NOS (25,8%).
Serviço de Internet móvel
O serviço de Internet em banda larga móvel aumentou 41,3% face ao mesmo período do ano anterior. Estima-se que, nas primeiras quatro semanas do estado de emergência, o consumo de dados móveis tenha crescido cerca de 8,5%, em termos médios.
O consumo mensal por utilizador ativo de Internet móvel aumentou 31,4% face ao 1º trimestre de 2019. Cada utilizador consumiu em média 4,3 GB por mês. Recorde-se que os operadores de maior dimensão ofereceram aos seus clientes 10 GB de dados móveis no início do período em que vigorou o estado de emergência.
O número de dispositivos móveis habilitados a utilizar o serviço totalizou 17,3 milhões, dos quais 12,2 milhões (70,9% do total) foram efetivamente utilizados. Excluindo os PC/tablet/pen/router, existiam 11,7 milhões de dispositivos móveis.
No 1.º trimestre existiam cerca de 8 milhões de utilizadores efetivos do serviço móvel de acesso à Internet (mais 5,4%), o que corresponde a 78,3 utilizadores do serviço por cada 100 habitantes. Este crescimento está associado ao aumento de 5,8% do número de utilizadores de Internet no telemóvel, à massificação dos smartphones e ao desenvolvimento das aplicações móveis.
Por operador, a MEO detém 37,4% dos clientes do serviço de Internet móvel, seguida da NOS com 31,2% e da Vodafone com 29,2%. A NOS tornou-se no segundo maior operador de Internet móvel.
Roaming
No que respeita ao roaming internacional, o tráfego de roaming in registou aumentos em todos os tipos de serviços face a igual período do ano anterior, com destaque para o serviço de Internet, que aumentou 41,3%. Foram feitas mais 5,3% chamadas de voz, o tráfego de voz em minutos aumentou 19,5% e a duração média das chamadas aumentou 13,5%. Quanto ao roaming out, o consumo do serviço de Internet cresceu 39,7% e foram feitas menos 6,2% chamadas de voz, sendo a primeira vez que se regista uma redução face ao mesmo trimestre do ano anterior. Apesar de terem sido feitas menos chamadas, as que se fizeram foram mais longas (em média mais 10%), o que contribuiu para um aumento de 3,2% do consumo de voz em minutos. Os SMS em roaming out caíram 8,6%.
A evolução mais moderada dos indicadores de roaming em comparação com períodos anteriores terá sido influenciada pelas restrições impostas às viagens internacionais decorrentes da situação de pandemia.
Infografia sobre serviços móveis - 1.º trimestre de 2020
Saiba mais:
Consulte em ANACOM.pt a versão integral do último relatório sobre “Serviços móveis”