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Serviços de comunicações em Portugal - Semana de 11 a 17 de abril

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22.04.2020

De 11 a 17 de abril foram apresentadas 1844 reclamações no livro de reclamações eletrónico, um aumento de 19% face à semana anterior. Durante o mesmo período, a ANACOM recebeu ainda 588 solicitações (reclamações e pedidos de informação), um aumento de 30% relativamente à semana de 4 a 10 de abril.

Livro de reclamações eletrónico - Sector das comunicações eletrónicas

As reclamações sobre o sector das reclamações eletrónicas aumentaram 17% face à semana anterior, tendo representado 63% do total de reclamações registadas nesta plataforma no período em análise.

Os principais problemas dos consumidores continuaram a ser a gestão dos contratos, o cancelamento de serviços e as avarias, sobretudo dos serviços fixos. Mas os maiores aumentos registados neste período pertenceram às reclamações sobre o atendimento ao cliente, faturação de serviços e velocidade na Internet fixa.

Livro de reclamações eletrónico - Sector postal

As reclamações sobre serviços postais aumentaram 22%, com destaque para a DPD que foi o prestador mais reclamado na semana em análise, ultrapassando os CTT. Os serviços postais motivaram 37% das reclamações registadas nesta plataforma na semana que passou.

O atraso na entrega, em particular de encomendas, a falta de tentativa de entrega ao domicílio e as falhas na distribuição estão entre os assuntos mais reclamados. Durante a semana de 7 a 11 de abril, também aumentaram as reclamações sobre atendimento, extravio e conteúdo em falta.

Solicitações apresentadas à ANACOM

A ANACOM recebeu 588 solicitações escritas e telefónicas durante este período, sendo 313 reclamações (mais 38% do que na semana anterior) e 275 pedidos de informação (mais 22%).
A manutenção dos serviços de comunicações sem penalizações por atraso ou falta de pagamento, a possibilidade de suspensão temporária dos contratos e de cancelamento de serviços sem penalização e a não resolução de falhas nos serviços foram os assuntos que mais preocuparam os utilizadores que contactaram a ANACOM.

Infografia “Serviços de Comunicações em Portugal – Indicadores rápidos das preocupações dos utilizadores"
Semana de 11 a 17 de abril de 2020

Infografia “Serviços de Comunicações em Portugal - Indicadores rápidos das preocupações dos utilizadores" - Semana de 11 a 17 de abril de 2020
(download em formato PDF)

Saiba mais:
COVID-19 - ANACOM propõe medidas excecionais de proteção aos utilizadores de serviços de comunicações
COVID-19 - Novas medidas excecionais e temporárias de proteção aos consumidores de serviços de comunicações
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