Tem dúvidas sobre as alterações na TDT
Ligue grátis todos os dias das 9h às 16h
Entre os dias 6 e 12 de junho, foram apresentadas 1612 reclamações sobre serviços de comunicações no livro de reclamações eletrónico, menos 26% do que na semana anterior. As reclamações apresentadas diminuíram significativamente, o que poderá também ser reflexo dos feriados na semana que passou, já que a utilização do livro de reclamações eletrónico diminui em regra nos fins de semana e feriados quando comparada com a utilização em dias úteis.
O mesmo se verificou com as solicitações escritas e telefónicas recebidas pela ANACOM, que diminuíram 47% neste período, num total de 297 registadas, refletindo o fecho do serviço de atendimento ao público nos feriados.
Livro de reclamações eletrónico - Sector das comunicações eletrónicas
As reclamações sobre comunicações eletrónicas diminuíram 22% face à semana anterior, tendo representado 63% do total de reclamações registadas nesta plataforma no período em análise. O operador mais reclamado foi a MEO com 37% do total de reclamações. Destaque também para a NOWO/ONI que foi o único operador que viu o número de reclamações crescer neste período.
Durante a semana de 6 a 12 de junho, os assuntos mais reclamados foram a gestão de contratos pelos utilizadores, o cancelamento de serviços, e as avarias, sobretudo da Internet fixa.
Livro de reclamações eletrónico - Sector postal
As reclamações sobre serviços postais diminuíram 31% no período em análise. Os serviços postais representaram 37% do total das reclamações registadas no livro de reclamações eletrónico. OS CTT foram os mais reclamados neste período, representando 74% do total do sector.
Os assuntos mais reclamados pelos utilizadores foram o atraso na entrega, o extravio e a falta de tentativa de entrega ao destinatário.
Solicitações apresentadas à ANACOM
A ANACOM recebeu 297 solicitações (menos 47% do que na semana anterior) escritas e telefónicas durante este período, das quais 60% foram reclamações e 40% pedidos de informação.
Nas comunicações eletrónicas, os assuntos mais reclamados foram a demora ou não resolução de reclamações, a falta ou deficiência de cobertura de Internet, a demora ou não resolução de falhas nos serviços e a cobrança de penalizações em caso de alteração das circunstâncias do reclamante.
Nos serviços postais, destaque para as preocupações dos utilizadores com o extravio de objetos postais internacionais e para a demora ou não resolução de reclamações.
Infografia “Serviços de Comunicações em Portugal - Indicadores rápidos das preocupações dos utilizadores"
Semana de 6 a 12 de junho de 2020
(download em formato PDF)
Saiba mais:
Área COVID-19