Tem dúvidas sobre as alterações na TDT
Ligue grátis todos os dias das 9h às 16h
Entre os dias 20 e 26 de junho, foram apresentadas 1986 reclamações sobre serviços de comunicações no livro de reclamações eletrónico, menos 11% do que na semana anterior.
As reclamações apresentadas neste período diminuíram em ambos os sectores, sobretudo no que respeita aos serviços postais (-19%), mas também nas comunicações eletrónicas (-5%).
Porém, a variação média semanal das reclamações sobre serviços de comunicações, apresentadas por esta via desde o início do estado de emergência, é positiva (+5%).
Na semana de 20 a 26 de junho também as solicitações escritas e telefónicas recebidas pela ANACOM diminuíram 3%, num total de 537 solicitações registadas.
Livro de reclamações eletrónico - Sector das comunicações eletrónicas
As reclamações sobre comunicações eletrónicas diminuíram 5% face à semana anterior, tendo representado 58% do total de reclamações registadas nesta plataforma na semana em análise.
Nas comunicações eletrónicas, todos os principais prestadores de serviços viram diminuir as reclamações, com exceção da Vodafone (+8%). A MEO mantém-se como o operador mais reclamado, representando um peso de 35% no sector.
Reduziram-se as reclamações em muitos dos assuntos, com algumas exceções, como a avaria de serviços (+1%) e o atendimento ao cliente (+1%).
Relativamente aos assuntos mais reclamados, mantém-se o top das últimas semanas: gestão de contratos pelos utilizadores, cancelamento de serviços e avarias.
Livro de reclamações eletrónico - Sector postal
As reclamações sobre serviços postais diminuíram 19% no período em análise, tendo representado 42% do total das reclamações registadas no livro de reclamações eletrónico.
Nos serviços postais, diminuíram as reclamações contra todos os principais prestadores de serviços, em particular contra a DPD (menos 39%). Os CTT foram o operador mais reclamado neste período, representando 77% do total do sector.
Diminuíram também as reclamações sobre a generalidade dos assuntos, sobretudo no que respeita à falta de tentativa de entrega ao destinatário (-37%).
Os assuntos mais reclamados pelos utilizadores foram o atraso na entrega, o extravio e as falhas na distribuição.
Solicitações apresentadas à ANACOM
A ANACOM recebeu 537 solicitações escritas e telefónicas durante este período (-3% do que na semana anterior), das quais 67% foram reclamações e 33% pedidos de informação.
Nas comunicações eletrónicas, os assuntos mais questionados pelos utilizadores foram a demora ou não resolução de reclamações, a demora ou não resolução de falhas nos serviços, a velocidade da Internet abaixo da contratada e a demora na ligação inicial de serviços fixos.
Nos serviços postais, destaque para as preocupações dos utilizadores com o extravio ou atraso significativo e a demora ou não resolução de reclamações.
Serviços de Comunicações em Portugal - Indicadores rápidos das preocupações dos utilizadores
Semana de 20 a 26 de junho de 2020
(download em formato PDF)
Saiba mais:
Área COVID-19