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De 18 a 24 de abril foram apresentadas 1882 reclamações no livro de reclamações eletrónico, um aumento de 2% face à semana anterior. Durante o mesmo período, a ANACOM recebeu ainda 525 solicitações (reclamações e pedidos de informação) através dos meios que disponibiliza, uma diminuição de 11% relativamente à semana de 11 a 17 de abril.
Livro de reclamações eletrónico - Sector das comunicações eletrónicas
As reclamações sobre o sector das comunicações eletrónicas diminuíram 1% face à semana anterior, tendo representado 61% do total de reclamações registadas nesta plataforma no período em análise.
Os principais problemas dos consumidores continuaram a estar relacionados com a gestão dos contratos, o cancelamento de serviços e as avarias, sobretudo dos serviços fixos. Estes dois últimos assuntos foram aqueles em que as reclamações mais aumentaram no período em análise.
Destaque para a VODAFONE que ultrapassou a MEO como prestador mais reclamado neste período
Livro de reclamações eletrónico - Sector postal
As reclamações sobre serviços postais aumentaram 7%, com destaque para os CTT que voltaram a ser o prestador mais reclamado. As reclamações sobre este sector continuaram a aumentar, representando 39% do volume de reclamações no período em análise, +19 pontos percentuais quando comparado com a semana anterior à declaração do estado de emergência.
Os assuntos que mais aumentaram neste período foram o extravio, o atendimento e a falta de tentativa de entrega. O atraso na entrega, em particular de encomendas, continua a ser o assunto mais reclamado pelos utilizadores.
Solicitações apresentadas à ANACOM
A ANACOM recebeu 525 solicitações escritas e telefónicas durante este período, das quais 320 reclamações (mais 2% do que na semana anterior) e 205 pedidos de informação (menos 25%).
A manutenção dos serviços de comunicações sem penalizações por atraso ou falta de pagamento, a possibilidade de suspensão temporária dos contratos e de cancelamento de serviços sem penalização, a velocidade da Internet fixa muito baixa/com quebras, a fraca cobertura de rede e a não resolução de falhas nos serviços foram os assuntos que mais preocuparam os utilizadores que contactaram a ANACOM.
Infografia “Serviços de Comunicações em Portugal – Indicadores rápidos das preocupações dos utilizadores"
Semana de 18 a 24 de abril de 2020
Saiba mais:
COVID-19 - ANACOM propõe medidas excecionais de proteção aos utilizadores de serviços de comunicações
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