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Entre os dias 16 e 22 de maio, foram apresentadas 1956 reclamações sobre serviços de comunicações no livro de reclamações eletrónico, uma diminuição de 12% face à semana anterior.
Livro de reclamações eletrónico - Sector das comunicações eletrónicas
As reclamações sobre comunicações eletrónicas diminuíram 12% face à semana anterior, tendo representado 65% do total de reclamações registadas nesta plataforma no período em análise.
Apesar desta descida no número de reclamações do sector, aumentaram as questões relacionadas com o cancelamento de serviços, a velocidade da Internet e com os equipamentos. Os problemas com a gestão dos contratos, o cancelamento e a avaria de serviços continuam a ser os assuntos mais reclamados pelos utilizadores.
A VODAFONE foi o operador mais reclamado pela segunda semana consecutiva.
Livro de reclamações eletrónico - Sector postal
As reclamações sobre serviços postais diminuíram 12% no período em análise. Os serviços postais representaram 35% do total das reclamações registadas no livro de reclamações eletrónico.
As reclamações deste sector diminuíram, mas aumentaram as reclamações contra alguns dos prestadores postais de menor dimensão. O atraso na entrega continua a ser o assunto mais reclamado, tendo registado um ligeiro aumento. O extravio ou atraso significativo é o segundo assunto mais referido pelos utilizadores pela segunda semana consecutiva.
Os CTT continuam a ser o operador mais reclamado neste sector.
Solicitações apresentadas à ANACOM
A ANACOM recebeu 598 solicitações escritas e telefónicas durante este período, das quais 372 foram reclamações (mais 2% do que na semana anterior) e 226 foram pedidos de informação (menos 24%).
A demora ou não resolução de falhas nos serviços de comunicações eletrónicas, a falta ou deficiência de cobertura e falhas no serviço de acesso à Internet fixa, a velocidade abaixo da contratada no serviço de acesso à Internet fixa e a cobrança de penalizações em caso de alteração das circunstâncias do reclamante foram os assuntos que mais preocuparam os utilizadores que contactaram a ANACOM.
Destaque ainda para as preocupações dos utilizadores com a demora ou não resolução de reclamações e com o custo das chamadas para as linhas de apoio ao cliente dos prestadores de serviços de comunicações eletrónicas e postais.
Infografia “Serviços de Comunicações em Portugal – Indicadores rápidos das preocupações dos utilizadores"
Semana de 16 de 22 de maio de 2020
Em destaque durante as duas últimas semanas esteve também o Guia do Consumidor criado pela ANACOM para responder às principais dúvidas dos consumidores de comunicações no atual quadro excecional decorrente da pandemia de COVID-19. Desde a sua publicação, a 11 de maio, o guia já foi visualizado cerca de 4600 vezes.
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Área COVID-19