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No mês de junho, chegaram ao conhecimento da ANACOM cerca de 13,3 mil reclamações sobre serviços de comunicações, mais 90% do que no mesmo mês do ano anterior, em que foram registadas pouco mais de 7 mil reclamações.
O meio mais utilizado para reclamar foi o livro de reclamações eletrónico, que registou cerca de 9,1 mil reclamações em junho de 2020 face a 2,7 mil reclamações em junho de 2019 (+241%), o que se terá devido, em larga medida, ao efeito das medidas de reação à pandemia COVID-19 e à maior utilização de serviços de comunicações neste período de crise.
Também o serviço de atendimento da ANACOM registou um aumento significativo do número de reclamações, tendo as reclamações apresentadas através dos meios que a ANACOM disponibiliza (correio, e-mail e telefone) passado de 747, em junho de 2019, para 1,4 mil, em junho de 2020 (+89%).
Livro de reclamações eletrónico - Sector das comunicações eletrónicas
As reclamações sobre os serviços de comunicações eletrónicas aumentaram 184% em junho de 2020 face a igual período do ano passado, passando das 1,9 mil para as 5,5 mil reclamações.
Em junho, as reclamações sobre comunicações eletrónicas representaram 60% do total de reclamações registadas nesta plataforma.
Todos os principais operadores viram aumentar muito significativamente as suas reclamações, com maior destaque para a NOS e a VODAFONE. A MEO foi o operador mais reclamado, representando 34% das reclamações no sector.
Os assuntos mais reclamados foram a gestão de contratos pelos utilizadores, o cancelamento de serviços e as avarias.
Livro de reclamações eletrónico - Sector postal
As reclamações sobre serviços postais aumentaram 389% em junho de 2020, face a igual período do ano passado, passando das 740 para as 3,6 mil reclamações.
Em junho, as reclamações sobre os serviços postais representaram 40% do total de reclamações registadas nesta plataforma.
Todos os principais operadores de serviços viram aumentar muito significativamente as suas reclamações. Os CTT foram o operador mais reclamado, tendo motivado 75% das reclamações no sector. A DPD e outros prestadores postais de menor dimensão foram os que mais aumentaram o número de reclamações neste período face ao verificado em igual período de 2019.
Os assuntos mais reclamados pelos utilizadores foram o atraso na entrega, o extravio e a falta de tentativa de entrega.
Serviços de Comunicações em Portugal - Indicadores rápidos das preocupações dos utilizadores
Junho de 2020
(download em formato PDF)
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Área COVID-19