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Sabe o que fazer em caso de avaria do seu serviço?

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29.08.2012

Se tiver uma avaria no seu serviço, é importante que seja objetivo e siga, passo a passo, o que lhe propomos.

Verifique o seu equipamento

Certifique-se que está tudo bem ligado e instalado. Se o problema persistir, contacte o seu operador.

Contacte o seu operador

Muitas vezes é possível resolver a situação pelo telefone ou, pelo menos, perceber o que se passa. Se necessário, um técnico irá a sua casa. Saiba, contudo, que o operador não é responsável por reparar avarias dos equipamentos que pertençam ao cliente.

Verifique no contrato se o operador garante ou não um prazo para reparar a avaria do serviço e, caso o faça, a compensação a que tem direito se o prazo não for cumprido. Se houver lugar a compensação a mesma deve ser solicitada diretamente ao operador.

Apresente uma reclamação

Caso não tenha conseguido resolver o problema junto do operador, ou se não está satisfeito com a forma como o mesmo foi tratado, pode apresentar-lhe uma reclamação.

Recorra à resolução alternativa de conflitos

Pode sempre tentar resolver o conflito através de meios alternativos de resolução de conflitos, como os Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo ou os Julgados de Paz, nomeadamente se a sua reclamação não for resolvida ou se considerar que a solução proposta não assegura os seus direitos.

Consulte a Lista de Centros de Informação Autárquicos ao Consumidor, Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo e Julgados de Paz, organizada por distrito.

A ANACOM contribui para a proteção dos interesses dos consumidores através da regulação do sector, da supervisão do cumprimento das regras pelos operadores de comunicações e da divulgação de informação ao público.

Por lei, a ANACOM não pode resolver diretamente os conflitos de consumo com o operador. Por exemplo, não pode, como regra, exigir ao operador o pagamento de qualquer indemnização por eventuais prejuízos.

O que podemos fazer é verificar se a lei está a ser cumprida e fornecer-lhe a informação necessária para fazer valer os seus direitos.

Saiba mais:
Perguntas frequentes sobre resolver problemas com serviços de comunicações