Tem dúvidas sobre as alterações na TDT
Ligue grátis todos os dias das 9h às 16h
Se tiver uma avaria no seu serviço, é importante que seja objetivo e siga, passo a passo, o que lhe propomos.
Verifique o seu equipamento
Certifique-se que está tudo bem ligado e instalado. Se o problema persistir, contacte o seu operador.
Contacte o seu operador
Muitas vezes é possível resolver a situação pelo telefone ou, pelo menos, perceber o que se passa. Se necessário, um técnico irá a sua casa. Saiba, contudo, que o operador não é responsável por reparar avarias dos equipamentos que pertençam ao cliente.
Verifique no contrato se o operador garante ou não um prazo para reparar a avaria do serviço e, caso o faça, a compensação a que tem direito se o prazo não for cumprido. Se houver lugar a compensação a mesma deve ser solicitada diretamente ao operador.
Apresente uma reclamação
Caso não tenha conseguido resolver o problema junto do operador, ou se não está satisfeito com a forma como o mesmo foi tratado, pode apresentar-lhe uma reclamação.
Recorra à resolução alternativa de conflitos
Pode sempre tentar resolver o conflito através de meios alternativos de resolução de conflitos, como os Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo ou os Julgados de Paz, nomeadamente se a sua reclamação não for resolvida ou se considerar que a solução proposta não assegura os seus direitos.
Consulte a Lista de Centros de Informação Autárquicos ao Consumidor, Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo e Julgados de Paz, organizada por distrito.
A ANACOM contribui para a proteção dos interesses dos consumidores através da regulação do sector, da supervisão do cumprimento das regras pelos operadores de comunicações e da divulgação de informação ao público.
Por lei, a ANACOM não pode resolver diretamente os conflitos de consumo com o operador. Por exemplo, não pode, como regra, exigir ao operador o pagamento de qualquer indemnização por eventuais prejuízos.
O que podemos fazer é verificar se a lei está a ser cumprida e fornecer-lhe a informação necessária para fazer valer os seus direitos.
Saiba mais:
Perguntas frequentes sobre resolver problemas com serviços de comunicações