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A ANACOM tomou conhecimento de alegadas fraudes a utilizadores do serviço telefónico móvel, com origem em toques de chamadas de números internacionais desconhecidos. Saiba que cuidados deve ter e como reagir perante uma situação de ciberfraude.
1. Em que consiste a alegada fraude?
Os utilizadores queixam-se de receberem uma ou mais chamadas internacionais de números desconhecidos (números começados com “00” ou “+” e o indicativo do país; exemplo +48 ou 0048). Trata-se apenas de um toque, não dando tempo a quem está do outro lado para atender a chamada. Tipicamente, o número fica registado no telemóvel e o utilizador, se retornar a chamada, fica automaticamente dentro da rede de quem faz este tipo de ataques. No caso dos tarifários pré-pagos, o cliente pode perceber rapidamente que foi vítima de fraude (com o desaparecimento de saldo do cartão), mas, no caso de ter um tarifário pós-pago pode dar-se o caso de só se aperceber da situação meses mais tarde, com a receção da fatura para pagar.
2. Que cuidados deve ter?
Aconselhamos todas as pessoas que recebam chamadas de números internacionais que não conhecem a não devolver as chamadas.
3. Onde se pode dirigir para reportar esta situação?
Uma vez que a ANACOM não tem competências para investigar este tipo de situações, se vir o seu saldo ou fatura atacados neste contexto, e podendo estar em causa a prática de um crime, recomendamos que apresente queixa junto da Polícia de Segurança Pública ou da Guarda Nacional Republicana da sua área de residência. Em alternativa, pode contactar diretamente o Ministério Público ou o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) junto do tribunal da área onde os factos se verificaram.
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