Voltar

O que posso fazer se o meu operador não cumprir o contrato?

Ouvir com ReadSpeaker
29.11.2012

Saiba o que fazer e a quem recorrer caso tenha um problema com o seu operador.

Antes de contratar um serviço de telefone fixo ou móvel, Internet, televisão ou um serviço postal, deve informar-se previamente sobre as suas condições para evitar surpresas desagradáveis. Cobertura, tarifário, qualidade de serviço, condições de faturação, período de fidelização são, entre outros, aspetos muito importantes e que podem variar de operador para operador e de serviço para serviço.

Quando surge um problema com a prestação do serviço, a solução nem sempre é difícil ou demorada.

Siga passo a passo o que lhe propomos:

Passo 1: Sempre que tiver um problema com um serviço de comunicações, a primeira coisa a fazer é contactar diretamente o seu operador. Saiba quais os contactos do seu operador bem como o custo das chamadas para as linhas de atendimento.

Saiba mais em Contacte o seu operador.

Passo 2: Se, após contactar o operador, o seu problema não ficou resolvido ou se não está satisfeito com a forma como o mesmo foi tratado, apresente-lhe uma reclamação por escrito, por exemplo através do Livro de Reclamações. Conheça as regras de utilização do Livro de Reclamações.

Saiba mais em Apresente uma reclamação.

Passo 3: Se o conflito com o operador se mantém, pode sempre tentar resolvê-lo através de meios alternativos de resolução de conflitos, como os Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo ou os Julgados de Paz. A resolução alternativa de conflitos tem lugar fora dos tribunais e é uma solução mais fácil, mais rápida e mais barata, com iguais garantias de segurança. Conheça as regras para aceder a estes meios alternativos de resolução de conflitos.

 

Saiba mais:
Perguntas frequentes sobre resolver problemas com os serviços de comunicações