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O consumidor e as comunicações em 2022

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20.12.2022

O ano de 2022 foi marcado por uma forte intervenção da ANACOM na proteção dos direitos e dos interesses dos consumidores de serviços de comunicações, designadamente pela transposição do Código Europeu das Comunicações.

Atuando no âmbito das suas competências de regulação e supervisão do mercado, bem como da sua missão de informação ao consumidor, a ANACOM levou a cabo várias ações que foram oportunamente divulgadas no seu Portal do Consumidor, acompanhadas, quando necessário, de uma explicação sobre as respetivas implicações práticas.

Recorde aqui algumas das decisões e ações da ANACOM mais importantes para o consumidor no decurso do ano:

1. Podcasts

A ANACOM publicou um conjunto de podcasts sobre temáticas com relevância no consumidor:

2. Videocasts

A ANACOM deu início, na segunda metade de 2022, a uma série de videocasts sobre temáticas relevantes para o consumidor:

3. Destaques informativos sobre assuntos mais reclamados

A ANACOM procurou manter os consumidores informados sobre temáticas pontuais que mereceram um destaque especial no conjunto de reclamações recebidas através dos serviços de atendimento telefónico:

4. Tarifa Social de Internet

Foi criada pelo Governo a Tarifa Social de Internet (TSI), que entrou em vigor em janeiro de 2022. A fim de dar a conhecer a TSI aos consumidores, bem como esclarecer um conjunto de questões práticas, a ANACOM preparou um conjunto de perguntas frequentes sobre este tema.

Adicionalmente, a ANACOM foi acompanhando o assunto, com destaques informativos:

5. Vídeo informativo sobre a compra de equipamentos de comunicações eletrónicas

A ANACOM lançou, a 3 de fevereiro de 2022, um vídeo informativo, com o objetivo de consciencializar o público em geral para a importância de comprar equipamentos que cumpram as normas de colocação no mercado, para seu próprio benefício e segurança.

6. Alertas sobre assuntos pontuais

Sempre que justificado, a ANACOM lançou alertas ao consumidor, tendo em vista a proteção urgente dos seus interesses e direitos:

6. Celebração do Dia do Consumidor

A ANACOM recordou o Dia do Consumidor, a 15 de março de 2022, com a divulgação de um conjunto de artigos informativos:

7. Acompanhamento da temática do roaming na União Europeia (UE)

A ANACOM tem vindo a acompanhar a temática do roaming, publicando conteúdos informativos, sempre que existam novas regras com impacto nos consumidores:

8. Celebração do Dia Mundial das Telecomunicações

A ANACOM assinalou o Dia Mundial das Telecomunicações, a 17 de maio de 2022, com uma infografia sobre o impacto das comunicações na vida dos consumidores e com um vídeo em que várias personalidades convidadas pela ANACOM procuram identificar os principais desafios da proteção dos utilizadores de comunicações eletrónicas e serviços da sociedade da informação.

9. Balanço global da aplicação das medidas de proteção dos clientes de telecomunicações no âmbito da pandemia de COVID-19

A ANACOM levou a cabo, desde a declaração do estado de emergência, em março de 2020, uma monitorização de proximidade para verificar a capacidade de resposta do sector das comunicações ao acréscimo de utilização decorrente da pandemia de COVID-19, bem como os problemas que afetaram os clientes de comunicações, reunindo um conjunto de conclusões.

10. Linhas telefónicas gratuitas para consumidores

A ANACOM anunciou a entrada em vigor, a 1 de junho de 2022, do regime sancionatório das regras que determinam aos operadores a existência de linhas telefónicas gratuitas para os consumidores.

11. Comparador de preços para a entrega de encomendas na UE

A ANACOM deu a conhecer, a 27 de junho de 2022, uma ferramenta de apoio aos consumidores de serviços postais, que lhes permite comparar preços de entrega de encomendas na União Europeia.

12. Convénio de preços do serviço postal universal

A ANACOM, a Direção Geral do Consumidor e os CTT – Correios de Portugal (CTT), assinaram o convénio que define os critérios a que deve obedecer a formação dos preços dos serviços postais que compõem o serviço universal (SU) e que vai vigorar durante os próximos três anos (2023-2025).

13. Acompanhamento dos desenvolvimentos sobre a Lei das Comunicações Eletrónicas

A nova Lei das Comunicações Eletrónicas (LCE) - Lei n.º 16/2022, foi publicada a 16 de agosto de 2022 e traduz-se num conjunto de medidas com impacto no consumidor, que a ANACOM procurou clarificar através de vários conteúdos informativos:

14. Guia sobre o impacto das redes móveis na saúde e no ambiente

A ANACOM lançou, a 19 de setembro de 2022, um Guia sobre o impacto das redes móveis na saúde e no ambiente, que pretende clarificar o tema da eco-segurança das redes móveis, ou seja, o seu impacto na saúde humana e no equilíbrio ambiental.

15. Regulamento dos Serviços Digitais

A ANACOM anunciou, a 16 de novembro de 2022, a entrada em vigor do Regulamento dos Serviços Digitais, que consagra um novo conjunto de regras da UE, com o objetivo de contribuir para o bom funcionamento do mercado interno para serviços intermediários, mediante o estabelecimento de regras harmonizadas para um ambiente online mais seguro, previsível, fiável e responsável, que facilite a inovação e no qual os direitos fundamentais, incluindo o princípio da defesa dos consumidores, sejam efetivamente protegidos.