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No final do 3.º trimestre de 2017 o número de acessos telefónicos por 100 habitantes era de 46,6. No entanto, cerca de 24,5% dos clientes do serviço telefónico fixo não utilizava o serviço.
O número de acessos telefónicos principais era de 4,8 milhões de acessos, mais 0,3% relativamente ao trimestre anterior e mais 0,8% em relação ao mesmo período do ano passado. O crescimento no último trimestre (mais 14 mil acessos) deveu-se sobretudo ao aumento dos acessos VoIP/VoB (mais de 78 mil acessos), nos quais se incluem os acessos suportados em redes de fibra ótica e TV por cabo.
O número de clientes do serviço fixo de telefone, em acesso direto, situava-se em cerca de 3,92 milhões, mais 0,7% relativamente ao 3.º trimestre de 2016, tratando-se do menor aumento registado desde 2014.
O número de postos públicos rondava os 20 mil, valor que traduz um decréscimo de 4,5% face ao mesmo período do ano anterior.
O volume de minutos de voz fixa diminuiu 11,3% em relação ao 3.º trimestre do ano passado. Em média, por mês, foram consumidos 84 minutos por acesso: 64 minutos em chamadas fixo-fixo, 9 minutos em chamadas fixo-móvel e 5 minutos em chamadas internacionais.
No final do 3.º trimestre, a MEO era o principal operador (44,9%), seguindo-se o grupo NOS (35,3%) e a Vodafone (15,7%) e a Nowo/ONI (3,8%).
Infografia sobre serviço telefónico fixo
Consulte a versão integral do último relatório sobre “serviço telefónico fixo”.