Tem dúvidas sobre as alterações na TDT
Ligue grátis todos os dias das 9h às 16h
O número de testes realizados no NET.mede diminuiu 39% face a 2021 (menos 473 mil testes).
Os anos de 2020 e 2021 foram marcados por um maior número de testes à velocidade na sequência das restrições associadas à pandemia da COVID-19 que contribuíram para uma maior procura do serviço NET.mede por parte dos utilizadores.
A distribuição dos testes por tipo de acesso (67% realizados em acessos fixos residenciais e 24% em acessos móveis) alterou-se sobretudo devido à diminuição do número de testes realizados através de acessos fixos nacionais (-392 mil ou -44%).
Os testes em acessos fixos residenciais mantiveram uma maior utilização entre as 16 e as 22 horas. No caso dos acessos móveis, as horas com maior número de testes registaram-se no período da manhã (10-11 horas) e no período da tarde (15-16 horas).
Distribuição geográfica dos testes em Portugal
Durante o ano de 2022, foram apurados testes de velocidade associados a acessos fixos residenciais e acessos fixos móveis em todos os 308 concelhos de Portugal.
As regiões da Área Metropolitana de Lisboa e Norte registaram o maior número de testes tanto no caso dos acessos fixos como no caso dos acessos móveis.
Lisboa foi o concelho com o maior número de testes à velocidade no ano 2022, quer em acessos fixos residenciais quer em acessos móveis. Sintra foi o segundo concelho com mais testes em acessos fixos residenciais e Amadora em acessos móveis.
O que é o NET.mede?
O NET.mede é um serviço da ANACOM que permite testar alguns parâmetros de qualidade do seu serviço de Internet (fixa e móvel), incluindo testes de traffic shaping a partir de um computador, smartphone ou tablet, mediante a utilização de um browser ou da aplicação instalável para esse efeito. Aceda ao NET.mede.
NET.mede – Principais resultados em 2022
Saiba mais:
Perguntas frequentes sobre o NET.mede
Perguntas frequentes sobre qualidade do serviço