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A Comissão Europeia publicou a 27 de março de 2023, os resultados do “2023 Consumer Conditions Scoreboard”, um inquérito sobre os hábitos de consumo nos Estados-Membros da União Europeia (UE), bem como na Islândia e na Noruega. Os dados mostram que quase metade dos consumidores (48%) estavam preocupados em conseguir pagar as suas contas e uma grande maioria (71%) tomou medidas para reduzir o consumo de energia em casa.
O relatório revela também que a grande maioria dos consumidores manifesta uma preocupação crescente com a sua segurança online. Tem-se assistido a um crescimento de ano para ano das vendas de comércio eletrónico, aumentando a exposição dos consumidores a práticas online cada mais agressivas.
As três práticas relatadas com mais frequência foram a publicidade online direcionada à pessoa (76%), a publicidade oculta nos resultados de pesquisa (75%) e as avaliações falsas de consumidores (69%).
94% das pessoas mostraram preocupação com a publicidade online. 70% estão preocupadas com o uso inapropriado e partilha de dados pessoais, 66% com a recolha de dados online e perfis relacionados sem conhecimento ou acordo explícito e 57% com a instalação de cookies.
A respeito das compras online, recomendamos que assista a um vídeo da Direção-Geral do Consumidor com conselhos úteis aos consumidores.
Consulte:
2023 Consumer Conditions Scoreboard