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No 1.º trimestre de 2021, a utilização global dos serviços postais caiu 8,7% face ao mesmo período do ano anterior. Esta descida foi menos acentuada do que a ocorrida no trimestre anterior (-10%). Estima-se que sem a pandemia de COVID-19 a utilização dos serviços postais teria diminuído 4,7%.
As quebras de utilização foram mais significativas nas correspondências, no correio editorial e na publicidade endereçada, que caíram 14%, 9,5% e 9,1%, respetivamente, enquanto que a utilização do serviço de encomendas aumentou 48,7%, o maior aumento desde o início da recolha deste indicador (em 2005).
No final do 1.º trimestre de 2021, as correspondências representaram 74% do tráfego postal, o correio editorial e a publicidade endereçada representaram 7,1% e 6,8% respetivamente, enquanto as encomendas representavam 12,2%, o valor mais elevado registado até ao momento.
Cerca de 80,5% do tráfego e 50,9% das receitas corresponderam a serviços postais compreendidos no serviço universal.
Quanto ao peso dos operadores, o grupo CTT dispunha de uma quota de cerca de 85,5% do tráfego postal total. Relativamente ao tráfego abrangido pelos limites do serviço universal, o grupo CTT detinha uma quota de cerca de 90,2%.
Resumo infográfico: Serviços postais - 1.º trimestre de 2021
Consulte em ANACOM.pt a versão integral do último relatório sobre “Serviços postais”.
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Perguntas frequentes sobre serviços postais