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O número de minutos de conversação utilizados com origem na rede telefónica fixa aumentou 9,3% no primeiro semestre de 2020 face ao mesmo período do ano anterior. Trata-se do primeiro aumento homólogo desde o primeiro semestre de 2012.
A duração média das chamadas originadas na rede fixa também aumentou cerca de 41 segundos (+20,2%) no primeiro semestre face ao mesmo período do ano anterior. A duração média das chamadas nacionais entre telefones fixos aumentou 58 segundos (+23,6%).
O número de minutos de conversação estava em queda desde o início de 2013 devido ao aumento do número de pacotes com 4 e 5 serviços – que incluem serviços móveis com chamadas gratuitas para todas as redes – e também à crescente utilização de serviços comunicações através da Internet – serviços over-the-top (OTT).
O aumento deste semestre estará relacionado com o impacto da pandemia de COVID-19, que provocou uma alteração significativa dos padrões de utilização do serviço telefónico fixo. Por exemplo, na semana em que entrou em vigor o estado de emergência (semana de 16 a 22 de março), o consumo de voz fixa cresceu 61% face à semana anterior à declaração de pandemia (2 a 8 de março).
Em termos de número de clientes, o serviço de telefone fixo atingiu cerca de 4,2 milhões de subscritores, mais 94 mil (+2,3%) do que no mesmo período do ano anterior.
No final do primeiro semestre de 2020, a MEO atingiu uma quota de 42,1% dos clientes, o Grupo NOS de 35,8%, a Vodafone de 18,4% e o Grupo NOWO/Onitelecom com 3,4% .
Resumo gráfico sobre o serviço telefónico fixo - 1.º semestre de 2020
Consulte em ANACOM.pt a versão integral do último relatório sobre “Serviço telefónico fixo”.
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Área de estatísticas do Portal do Consumidor - Indicadores de serviços de comunicações e serviços postais