Voltar

Estatísticas - COVID-19 faz aumentar o consumo do serviço de voz e de Internet móvel no 1.º semestre deste ano

Ouvir com ReadSpeaker
11.09.2020

Serviço de voz móvel

No 1.º semestre de 2020 as medidas excecionais associadas à COVID-19 e em particular a declaração do estado de emergência e o consequente dever de confinamento, resultaram num crescimento significativo do consumo de minutos por dispositivo móvel (238 minutos por mês, mais 36 minutos do que em igual período de 2019) e num aumento da duração média das chamadas, que atingiu um máximo histórico (203 segundos por chamada, mais 41 segundo do que no 1.º semestre de 2019).

O consumo do serviço de voz móvel aumentou 17% face ao mesmo período do ano anterior, atingindo 16,7 mil milhões de minutos.

Por tipo de chamada, o elevado crescimento verificado no consumo de voz em minutos resultou do aumento da utilização de minutos para fora da rede (+24,9%) e para a mesma rede (+12,5%). Registaram-se igualmente aumentos significativos no tráfego móvel-fixo (+20%) e com destino a números curtos e não geográficos (+20,3%). As chamadas com destino a redes internacionais diminuíram 14,6%.

A MEO continua a ser o operador com a quota mais elevada (41%), seguindo-se a Vodafone (30,1%) e a NOS (26,2%).

Serviço de Internet móvel

O serviço de Internet em banda larga móvel aumentou 33,9% face ao mesmo período do ano anterior, sobretudo em resultado do impacto da COVID-19.

O consumo medio mensal por utilizador ativo de Internet móvel aumentou 28,9% face ao 1º semestre de 2019. Cada utilizador consumiu em média 4,5 GB por mês. Recorde-se que os operadores de maior dimensão ofereceram aos seus clientes 10 GB de dados móveis no início do período em que vigorou o estado de emergência.

Por operador, a MEO detém 38,3% dos clientes do serviço de Internet móvel, seguida da VODAFONE com 29,9% e da NOS com 29,6%.

Roaming

No que respeita ao roaming internacional, houve um decréscimo em todos os tipos de consumo, destacando-se o consumo de Internet (-27,5% no caso do roaming in e -7,2% no caso do roaming out), uma diminuição que se registou pela primeira vez desde o início da recolha deste indicador (em 2010), face ao mesmo semestre do ano anterior.

A queda registada em todos os tipos de consumo de roaming resultou da quebra de viagens internacionais decorrentes da situação de pandemia.

Dispositivos e utilização dos serviços móveis

O número de dispositivos móveis habilitados a utilizar o serviço totalizou 16,9 milhões, dos quais 12 milhões (71,4% do total) foram efetivamente utilizados. Excluindo os PC/tablet/pen/router, existiam 11,5 milhões de dispositivos móveis.

No final do 1.º semestre de 2020, o número de utilizadores do serviço móvel ascendeu a 164 por 100 habitantes. Caso fossem apenas considerados os acessos móveis com utilização efetiva (excluindo ligações máquina a máquina), a taxa de utilização em Portugal seria de 117 por 100 habitantes. Por outro lado, se se excluíssem os acessos utilizados exclusivamente para serviços de dados e acesso à Internet (cartões associados a PC/tablet/pen/router), a utilização dos serviços móveis seria de 112 por 100 habitantes.

No período considerado existiam cerca de 7,9 milhões de utilizadores efetivos do serviço móvel de acesso à Internet (+0,9%), o que corresponde a 76,4 utilizadores do serviço por cada 100 habitantes.

Resumo gráfico sobre os serviços móveis no 1.º semestre de 2020

Resumo gráfico sobre os serviços móveis no 1.º semestre de 2020

Consulte em ANACOM.pt a versão integral do último relatório sobre “Serviços móveis

Saiba mais:
Área de estatísticas do Portal do Consumidor - Indicadores de serviços de comunicações e serviços postais