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COVID-19 provoca alterações muito significativas na utilização das comunicações em 2020

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11.03.2021

A utilização dos serviços de comunicações em 2020 ficou marcada pelo grande aumento do consumo de dados, pelo aumento da utilização dos serviços digitais over-the-top (OTT), ou seja, serviços digitais suportados na Internet, e pelo aumento da utilização dos serviços de encomendas resultante da alteração de hábitos provocada pela COVID-19.

Os consumos de SMS e correspondência prosseguiram uma tendência de decréscimo mais acentuada. Estas são as principais conclusões resultantes da monitorização de proximidade ao sector levada a cabo pela ANACOM no contexto da pandemia de COVID-19 e que consta do relatório “COVID-19: Impacto na utilização dos serviços de comunicações”, hoje divulgado.

A análise feita neste relatório abrange informação muito diversificada sobre 2020 e permite fazer um balanço sobre os efeitos e alterações no consumo dos serviços de comunicação naquele que foi um ano de viragem. Com este relatório a ANACOM pretende ainda contribuir para uma melhor compreensão das adaptações e respostas surgidas perante a pressão causada pela pandemia, evento disruptivo de recorte único nos últimos 100 anos.

Em 2020, o consumo médio de dados fixos por acesso aumentou 55%. Estima-se que, devido à pandemia de COVID-19, este tenha tido um incremento de 36,3% face à tendência histórica (sendo maior no 2.º trimestre do ano com +40,2%). Caso não tivesse ocorrido a pandemia, estima-se que o crescimento teria sido de 19,3% em comparação com 2019.

Entre os usos das comunicações eletrónicas destaca-se o aumento da proporção de indivíduos que utilizaram a Internet para telefonar ou fazer chamadas de vídeo através de OTT, que passou de 52,5% em 2019 para 70,5% em 2020. A comunicação na área da educação através de um website (30,8%), a TV pela Internet (43,4%) e o envio de instant messaging (89,9%) foram outros dos serviços OTT com maior crescimento.

No caso do tráfego de encomendas registou-se um aumento de 20% em 2020, superior ao registado em 2019 (+14,1%). O crescimento do tráfego de encomendas também terá estado associado ao confinamento da população nas suas residências. Com efeito, o comércio eletrónico sofreu o maior aumento dos últimos anos, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), reflexo do confinamento da população e do encerramento de estabelecimentos comerciais.

Em 2020, cerca de 45% dos indivíduos referiu ter utilizado o comércio eletrónico nos 12 meses anteriores à entrevista. O «vestuário e calçado» (60%), as «refeições entregues ao domicílio» (38%) e os «computadores, tablets, telemóveis, equipamento informático complementar ou acessórios» (37%) foram os principais produtos físicos encomendados pela Internet em 2020. Os dois últimos produtos, foram os que mais cresceram face ao ano de 2019 (+9 e +11 p.p., respetivamente).

A COVID-19 provocou igualmente um aumento das comunicações de voz tradicionais. O consumo de voz móvel por acessos cresceu 16,4% em 2020. Estima-se que devido ao efeito da COVID-19, este consumo tenha aumentado 11,9% face à tendência histórica (sendo maior no 2.º trimestre de 2020 com +15,9%). Caso não tivesse ocorrido a pandemia, estima-se que o crescimento teria sido de 6,0% face a 2019.

O consumo médio de voz fixa por acesso aumentou 7,0% em 2020. Estima-se que a COVID-19 tenha provocado um aumento de 22,2% em comparação com a tendência histórica (sendo superior no 2.º trimestre de 2020 com +30,4%). Caso não tivesse ocorrido a pandemia, estima-se que este tráfego teria diminuído 12,2% em comparação com o ano anterior. De referir que o tráfego de voz fixa se encontrava em queda desde 2014.

Em contrapartida, as alterações dos comportamentos de consumo resultantes da COVID-19 acentuaram a diminuição da utilização de SMS, que já estava em queda devido ao aparecimento de formas de comunicação alternativas.

O número de utilizadores de Internet móvel registou um decréscimo em 2020, contrariando a tendência de crescimento que se vinha a verificar nos últimos anos. Por efeito da pandemia, estima-se que o número de utilizadores de Internet móvel diminuiu 4,2% em 2020.

O consumo de serviços postais também diminuiu (-12,4% face ao ano anterior). Estima-se que a pandemia tenha tido um efeito negativo de 9,8% neste tráfego durante o ano de 2020. Caso não tivesse ocorrido a pandemia, estima-se que o tráfego postal total teria crescido 2,9%.

Saiba mais:

Pandemia COVID-19 - Impacto na utilização dos serviços de comunicações