Voltar

COVID-19 - Encomendas postais aumentam e tráfego de voz e dados diminui face à semana anterior

Ouvir com ReadSpeaker
04.05.2020

Tráfego postal

A ANACOM estima que, na semana de 20 a 26 de abril, o tráfego de encomendas postais em Portugal tenha aumentado 11% por comparação com o período anterior à entrada em vigor das medidas excecionais e temporárias associadas à COVID-19. Esta situação acontece pela segunda semana consecutiva.

Face à semana anterior, o tráfego total de encomendas aumentou 4%, sobretudo devido ao crescimento das encomendas internacionais. As encomendas internacionais de saída aumentaram 32% e as encomendas internacionais de entrada aumentaram 25%.

Tráfego de voz e dados

Na semana de 20 a 26 de abril, o tráfego de dados diminuiu 4% face à semana anterior e o tráfego de voz diminuiu 1%.

No entanto, o tráfego de voz é 16% superior ao contabilizado no período pré-COVID19, com o tráfego de voz fixa a subir 30% e o tráfego de voz móvel a aumentar 14% neste período. O tráfego de voz móvel é sete vezes superior ao tráfego de voz fixa.

O tráfego de dados subiu 57%, tendo o tráfego de dados fixo aumentado 61%, enquanto o tráfego de dados móvel diminuiu 4%. Mais de 95% do tráfego de dados é realizado nas redes fixas.

O tráfego médio semanal por utilizador foi, no mínimo, de 19 minutos de voz fixa, 63 minutos de voz móvel, 38 GB de dados fixos e 0,7 GB de dados móveis.