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COVID-19: Consumo de dados, de serviços telefónicos de voz e utilização do serviço de encomendas diminuem

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29.05.2020

Serviços de voz e dados

Na semana de 18 a 24 de maio, o consumo de dados caiu 7% e a utilização dos serviços de voz diminuiu 2% face à semana anterior.

Depois do excecional crescimento verificado na sequência da declaração de pandemia e do início do estado de emergência, o consumo destes serviços parece ter iniciado uma trajetória descendente, tendo atingido na semana em análise o seu valor mínimo desde a semana de 2 a 8 de março, no caso dos serviços de voz, e desde o início do estado de emergência no caso do consumo de dados.

A diminuição no consumo de dados ficou a dever-se à redução de 7% verificada no consumo de dados por acesso fixo e de 2% no consumo de dados móveis, sendo este último inferior ao consumo da semana anterior à declaração de pandemia.

No caso dos serviços telefónico de voz, tanto o serviço de voz móvel (-2%) como o serviço de voz fixo (-5%) registaram diminuições no consumo.

O consumo de dados encontra-se ainda 40% acima do verificado no período pré-COVID19, representando os dados fixos mais de 95% do total. A utilização dos serviços de voz foi 15% superior ao registado na semana anterior à declaração de pandemia. O serviço de voz móvel tem um peso de 88% no total do consumo de voz.

Serviços postais

Durante a semana de 18 a 24 de maio, a utilização do serviço de encomendas postais diminuiu 2% face à semana anterior, encontrando-se 18% acima do valor contabilizado no período pré-COVID19.

As encomendas nacionais e as encomendas enviadas para outros países diminuíram 6% e 4%, respetivamente. As encomendas recebidas do exterior diminuíram 1%.