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As autoridades de segurança (PSP - Polícia de Segurança Pública e GNR - Guarda Nacional Republicana), os operadores de telecomunicações (MEO, NOS e Vodafone) e a comunicação social têm vindo a alertar para a atuação de falsos profissionais que se fazem passar por representantes legítimos dos operadores com o objetivo de enganar os consumidores e obter vantagens ilícitas (ex.: assaltos a casas).
Assim, reforçando a mensagem destas entidades, a ANACOM relembra um conjunto de procedimentos de segurança que permitem minorar a possibilidade de sucesso deste tipo de atividade criminosa:
1. Nenhum dos operadores realizará, durante o período de emergência, visitas presenciais por sua iniciativa. Os técnicos apenas se deslocarão a casa dos clientes quando existir da parte destes um pedido prévio de assistência;
2. Apenas falhas técnicas e avarias poderão motivar deslocações a casa dos clientes e sempre a pedido destes e mediante agendamento prévio por telefone;
3. Todos os representantes dos operadores têm consigo o respetivo cartão de identificação. Os clientes devem sempre exigir a exibição da identificação antes de permitir a entrada na sua casa.
4. Perante qualquer ocorrência é fundamental alertar imediatamente as autoridades de segurança (PSP e GNR).
A ANACOM apela a todos os utilizadores de serviços de comunicações que cumpram estes procedimentos de segurança.
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