Tem dúvidas sobre as alterações na TDT
Ligue grátis todos os dias das 9h às 16h
No final do 2.º trimestre de 2017 existiam 6,8 milhões de utilizadores de serviços de banda larga móvel, o valor mais elevado registado até à data e que traduz um aumento de 3,5% face ao trimestre anterior e de 17,7% relativamente ao mesmo período do ano passado.
O crescimento na utilização deste tipo de serviços explica-se pelo aumento dos utilizadores de Internet no telemóvel (mais 20,5% face ao mesmo período de 2016), e à generalização do uso dos smartphones – que atingiu 72,7% dos utilizadores de telemóvel no final de junho, segundo o Barómetro de Telecomunicações da Marktest.
No final de junho, o número de equipamentos móveis habilitados a utilizar o serviço atingiu 17,1 milhões, das quais 13 milhões (75,9% do total) foram efetivamente utilizados.
Os planos pós-pagos cresceram 2,2% no último trimestre e 9% face ao 2.º trimestre de 2016. Já os planos pré-pagos registaram um aumento de 0,1% face ao trimestre anterior e uma redução de 1,5% relativamente ao mesmo período do ano passado. Os planos combinados/híbridos aumentaram 1,5% face ao 1º trimestre e 0,8% no último ano. Os assinantes pré-pagos representavam 47,5% do total, os assinantes pós-pagos, 26,6%, e os planos combinados/híbridos 25,8%.
O volume de minutos de chamadas com origem nas redes móveis aumentou 1,9% em comparação com o 2.º trimestre do ano passado, o que se deve ao aumento do tráfego fora da rede (mais 11,1%), decorrente da introdução de ofertas em pacote que integram o serviço móvel, com chamadas incluídas e sem diferenciação tarifária dentro e fora da rede do operador.
No período em análise, os utilizadores enviaram menos 9,9% de mensagens escritas face ao ano anterior, facto que se deve ao aparecimento de formas de comunicação alternativas.
Relativamente ao roaming internacional, o número de utilizadores deste serviço representa 7,3% do total das estações móveis efetivamente utilizadas. O tráfego de voz e Internet em roaming out (roaming internacional fora de Portugal) aumentou em relação ao trimestre homólogo, atingindo os valores mais elevados até à data, com especial destaque para o tráfego de Internet, que aumentou 93,7%. Esta evolução estará associada à alteração do enquadramento regulamentar europeu - a extinção das taxas de roaming ocorreu em 15 de junho de 2017. O tráfego de roaming in (roaming internacional dentro de Portugal) registou aumentos acima dos 50%. Destaca-se também o aumento do tráfego de Internet (+244,1% face ao 2.º trimestre de 2016).
A MEO continua a ser o principal prestador (43,9%), seguida da Vodafone (30,5%) e da NOS (23,6%).
Infografia dos serviços móveis
Consulte a versão integral do último relatório sobre “Serviços móveis”.