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ANACOM recebe mais de 37 mil reclamações no 1.º semestre

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26.10.2017

No 1.º semestre de 2017, a ANACOM registou 37,3 mil reclamações, mais 17% do que no 1.º semestre do ano passado.

Do total de reclamações recebidas, 30,5 mil são reclamações relativas a comunicações eletrónicas, (+ 13,5% do que no mesmo semestre do ano anterior).

No período em análise, a MEO foi o operador mais reclamado (38,5% das reclamações recebidas pela ANACOM), seguida da NOS (36,2%), a Vodafone (19,6%) e a NOWO (4,2%). Independentemente do operador em causa, os assuntos mais reclamados foram a "Venda do serviço" (14,8%) e o "Cancelamento do serviço" (13,8%). A "Alteração das condições contratuais pelo operador," que representa 7,3% das reclamações, foi um dos assuntos cujas reclamações mais subiram (+ 58,5%).

No que respeita aos serviços de comunicações eletrónicas objeto das reclamações, os serviços em pacote ocupam o 1.º lugar (28,4% das reclamações), seguindo-se o serviço telefónico móvel (24,9%).

A NOWO e a NOS registaram taxas de reclamações superiores à média no período em análise, 6,1 e 3 reclamações por mil clientes, respetivamente; seguindo-se a MEO, com 1,9 reclamações; e a Vodafone, com 1,4 reclamações por mil clientes.

Entre os operadores de maior dimensão, a NOS foi o único que viu a sua taxa de reclamações diminuir face ao 1.º semestre de 2016.

No mesmo período registaram-se 5.435 reclamações sobre serviços postais, que representam 14,6% do total de reclamações recebidas pela ANACOM, (+ 26,5% relativamente ao 1.º semestre do ano passado). Os CTT são o operador mais reclamado (92% das reclamações), seguidos dos CTT Expresso, (4,5%).

Do total de reclamações de serviços postais, cerca de 45% estão associadas a problemas na distribuição de envios postais. Os assuntos mais reclamados foram o "Atendimento" (22,6%), o "Extravio/atraso significativo" (14,6%) e a "Falta de tentativa de entrega ao destinatário" (12%).

As reclamações sobre os serviços da sociedade da informação (onde se inclui subscrição de serviços ou conteúdos digitais pela Internet), apesar de representarem apenas 3% do total, têm registado um aumento muito expressivo, subindo de 386 no 1.º semestre de 2016 para 1.129 reclamações no último semestre.

A TDT foi alvo de 201 reclamações no 1.º semestre, o que corresponde a apenas 0,5% do total de reclamações recebidas. Ainda assim, registou um acréscimo de 57 reclamações face ao 1.º semestre de 2016.

Saiba mais:
Estatísticas – Reclamações sobre os serviços de comunicações