Voltar

ANACOM avalia qualidade do serviço de comunicações móveis na Região Centro

Ouvir com ReadSpeaker
25.02.2021

A ANACOM realizou um estudo de avaliação do desempenho dos serviços móveis de voz e dados, e da cobertura 2G (GSM - Global System for Mobile communications), 3G (UMTS - Universal Mobile Telecommunications System) e 4G (LTE - Long Term Evolution) disponibilizadas pela MEO, NOS e Vodafone na região Centro do país, que abarca 100 municípios(1), abrangendo cerca de 28,2 mil Km2 e que conta com 2 217 285 habitantes.

A ANACOM realizou um estudo de avaliação do desempenho dos serviços móveis de voz e dados, e da cobertura 2G (GSM - Global System for Mobile communications), 3G (UMTS - Universal Mobile Telecommunications System) e 4G (LTE - Long Term Evolution) disponibilizadas pela MEO, NOS e Vodafone na região Centro do país, que abarca 100 municípios, abrangendo cerca de 28,2 mil Km2 e que conta com 2 217 285 habitantes.
 
Este foi o quinto estudo publicado de um conjunto que abrangera todas as regiões do país. Os anteriores estudos abrangeram as regiões Alentejo, Norte, Área Metropolitana de Lisboa e Algarve.

Estes estudos, que visam dotar o mercado de informação isenta, procuram caracterizar a experiência de utilizador em termos de acessibilidade, retenção e integridade dos serviços.

Para o efeito, foram realizadas pela ANACOM:

  • chamadas e conversações, para avaliação do serviço de voz;
  • transferências de ficheiros, de páginas web e de vídeos, para avaliação dos serviços de dados;
  • medições de níveis de sinal das redes rádio, para avaliação da cobertura.

O estudo relativo à região do Centro revela que os sistemas de comunicações móveis dos operadores analisados apresentam, em média, boa cobertura GSM (2G) e adequada cobertura UMTS (3G) e LTE (4G), embora se observem desempenhos diferenciados entre as tipologias de áreas urbanas, com piores desempenhos nas áreas predominantemente rurais, e entre os operadores, com a Vodafone, que regista o melhor desempenho na maioria dos indicadores analisados no estudo, a ter um pior desempenho em GSM, enquanto a MEO e a NOS apresentam piores desempenhos em UMTS e em LTE.

O serviço de voz apresenta bom desempenho global, embora com algumas diferenças entre os operadores e as tipologias de áreas urbanas. Destaca-se a fraca capacidade de estabelecimento de chamadas registada pela NOS e a degradação significativa do desempenho deste serviço nas áreas predominantemente rurais, nomeadamente no que toca às capacidades de estabelecimento e de retenção de chamadas.

Nos serviços de dados, em transferência de ficheiros, regista-se bom desempenho global, observando-se algumas diferenças entre os operadores e entre as tipologias de áreas urbanas.

As capacidades de estabelecimento e de retenção de sessões de transferência de ficheiros e a velocidade de transferência de dados, em download e em upload, apresentam uma acentuada degradação nas áreas predominantemente rurais. Quanto aos operadores, a NOS, em download, e a MEO e a NOS, em upload, registam as piores velocidades de transferência de dados. Este indicador apresenta variabilidade muito elevada, observando-se valores máximos de cerca de 232 Mbps e 61 Mbps, respetivamente em download e upload, e mínimos de 0,012 Mbps, tanto em download como em upload, que dificultam ou impossibilitam a transmissão de dados em condições adequadas.

Os serviços de navegação na Internet e YouTube video streaming, e também a latência de transmissão de dados, apresentam desempenhos inferiores, face à transferência de ficheiros, observando se também algumas diferenças entre os operadores e, de forma mais acentuada, entre as tipologias de áreas urbanas. De uma forma geral, registam-se piores desempenhos nas áreas predominantemente rurais.

Saiba mais:
ANACOM.pt: ANACOM avalia qualidade do serviço de comunicações móveis na região Centro
ANACOM.pt: Avaliação do desempenho de serviços móveis e de cobertura GSM, UMTS e LTE, na região Algarve (NUTS II)
ANACOM.pt: Avaliação do desempenho de serviços móveis e de cobertura GSM, UMTS e LTE, na Área Metropolitana de Lisboa (NUTS II)
ANACOM.pt - Avaliação do desempenho de serviços móveis e de cobertura GSM, UMTS e LTE, na região Norte
ANACOM.pt: Avaliação do desempenho de serviços móveis e de cobertura GSM, UMTS e LTE, na região Alentejo (NUTS II)

-----
Nota 1: Alcobaça, Abrantes, Águeda, Aguiar da Beira, Albergaria-a-Velha, Alcanena, Alenquer, Almeida, Alvaiázere, Anadia, Ansião, Arganil, Arruda dos Vinhos, Aveiro, Batalha, Belmonte, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Cantanhede, Carregal do Sal, Castanheira de Pêra, Castelo Branco, Castro Daire, Celorico da Beira, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Constância, Covilhã, Entroncamento, Estarreja, Ferreira do Zêzere, Figueira da Foz, Figueira de Castelo Rodrigo, Figueiró dos Vinhos, Fornos de Algodres, Fundão, Góis, Gouveia, Guarda, Idanha-a-Nova, Ílhavo, Leiria, Lourinhã, Lousã, Mação, Mangualde, Manteigas, Marinha Grande, Mealhada, Mêda, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Murtosa, Nazaré, Nelas, Óbidos, Oleiros, Oliveira de Frades, Oliveira do Bairro, Oliveira do Hospital, Ourém, Ovar, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penacova, Penalva do Castelo, Penamacor, Penela, Peniche, Pinhel, Pombal, Porto de Mós, Proença-a-Nova, Sabugal, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sardoal, Sátão, Seia, Sertã, Sever do Vouga, Sobral de Monte Agraço, Soure, Tábua, Tomar, Tondela, Torres Novas, Torres Vedras, Trancoso, Vagos, Vila de Rei, Vila Nova da Barquinha, Vila Nova de Paiva, Vila Nova de Poiares, Vila Velha de Ródão, Viseu e Vouzela.