A ANACOM realizou um estudo de avaliação do desempenho dos serviços móveis de voz e dados, e da cobertura 2G (GSM - Global System for Mobile communications), 3G (UMTS - Universal Mobile Telecommunications System) e 4G (LTE - Long Term Evolution) disponibilizadas pela MEO, NOS e Vodafone na área metropolitana de Lisboa, que abarca 18 municípios(1), abrangendo cerca de 3 mil Km2, ou seja, 3% da superfície terrestre do país.
Área Metropolitana de Lisboa
Este é o terceiro estudo publicado este ano. Os anteriores abrangeram as regiões Alentejo e Norte.
Estes estudos, que visam dotar o mercado de informação isenta, procuram caracterizar a experiência de utilizador em termos de acessibilidade, retenção e integridade dos serviços.
Para o efeito, foram realizadas pela ANACOM:
- chamadas e conversações, para avaliação do serviço de voz;
- transferências de ficheiros, de páginas web e de vídeos, para avaliação dos serviços de dados;
- medições de níveis de sinal das redes rádio, para avaliação da cobertura.
O estudo relativo à área metropolitana de Lisboa revela que a cobertura rádio dos operadores analisados apresentou bom desempenho global. Em GSM (2G) registaram-se os níveis de desempenho mais elevados, com diferenças pouco expressivas entre operadores; enquanto nas tecnologias UMTS (3G) e LTE (4G) se observaram desempenhos inferiores e as diferenças entre operadores foram mais significativas, destacando-se o melhor desempenho da Vodafone.
O serviço de voz apresentou bom desempenho global, não se observando diferenças entre operadores no que toca às capacidades de estabelecimento e de retenção de chamadas. Em relação à integridade da conversação e ao período médio necessário para estabelecer uma chamada, registaram-se diferenças entre operadores, embora pouco relevantes na perspetiva de utilizador.
Nos serviços de dados, registou-se bom desempenho global, não se observando diferenças entre operadores no que toca às capacidades de estabelecimento e de retenção de sessões de dados, em todos os serviços analisados. Em transferência de ficheiros, registaram-se bons ritmos médios de transferência de dados, no download e no upload, com algumas diferenças de desempenho entre os operadores. Observou-se ainda uma variabilidade muito elevada deste indicador, com ritmos máximos em torno de 153 Mbps e 62 Mbps e mínimos de 0,2 Mbps e 0,7 Mbps, respetivamente em download e upload.
O serviço de navegação na Internet registou razoáveis durações médias de transferência de páginas web, de referência e pública, sendo pouco expressivas as diferenças entre operadores.
Por seu lado, o serviço youtube video streaming registou bom desempenho global sem diferenças expressivas entre operadores.
A latência de transmissão de dados registou níveis adequados, embora com alguma variabilidade, tendo-se observado ligeiras diferenças entre operadores.
A ANACOM prevê continuar, durante o ano corrente, os estudos relativos às restantes regiões do território continental, a que se seguirão os estudos relativos às Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.
Saiba mais:
----
1 Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.