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ANACOM avalia qualidade do serviço de comunicações móveis em Portugal Continental

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26.04.2021

A ANACOM divulgou o relatório de avaliação da qualidade de serviço das redes móveis relativo a Portugal continental. Este relatório segue-se à realização de um conjunto de cinco estudos que a ANACOM realizou e publicou ao longo de 2020 e início de 2021 em que avaliou o desempenho dos serviços móveis de voz e dados, e da cobertura 2G (GSM - Global System for Mobile communications), 3G (UMTS - Universal Mobile Telecommunications System) e 4G (LTE - Long Term Evolution) disponibilizadas pela MEO, NOS e Vodafone nas diferentes regiões de Portugal Continental: Alentejo, Norte, Área Metropolitana de Lisboa (AML), Algarve e Centro. O estudo de síntese do território continental agora divulgado resulta da agregação da informação recolhida nestes estudos parcelares.

Estes estudos, que visam dotar o mercado de informação isenta, procuram caracterizar a experiência de utilizador em termos de acessibilidade, retenção e integridade dos serviços.

Para o efeito, foram realizadas pela ANACOM:

  • chamadas e conversações, para avaliação do serviço de voz;
  • transferências de ficheiros, de páginas web e de vídeos, para avaliação dos serviços de dados;
  • medições de níveis de sinal das redes rádio, para avaliação da cobertura.

Deste estudo, que sintetiza os resultados em Portugal Continental, salienta-se que os sistemas de comunicações móveis dos operadores analisados apresentam, em média, boa cobertura GSM (2G) e adequada cobertura rádio UMTS (3G) e LTE (4G).

No entanto, observam-se diferentes desempenhos entre áreas urbanas e áreas predominantemente rurais (com piores desempenhos), e entre os operadores. Piores desempenhos da MEO e da NOS, em UMTS (3G) e em LTE (4G), enquanto a Vodafone, que na maioria dos indicadores analisados no estudo regista o melhor desempenho, apresenta um pior desempenho em GSM (2G).

A cobertura apresenta alguma variabilidade, observando-se níveis de sinal de “Muito Boa” ou “Boa” qualidade, mas também outros abaixo dos parâmetros adequados, em particular níveis significativos de cobertura “Má” ou “Inexistente”, nomeadamente em UMTS (3G) e LTE (4G) nas zonas predominantemente rurais.

O serviço de voz apresentou bom desempenho global em todos os operadores, embora nas áreas predominantemente rurais, se observe uma acentuada degradação do desempenho deste serviço, nomeadamente no que toca à capacidade para realizar e manter chamadas.

Nos serviços de dados, em transferência de ficheiros, regista-se bom desempenho global, observando-se algumas diferenças entre os operadores e entre as tipologias de áreas urbanas.

A capacidade de estabelecer e reter sessões de transferência de ficheiros, em download e em upload, apresenta uma acentuada degradação nas áreas predominantemente rurais, sobretudo no operador MEO. Observa-se ainda uma deterioração significativa da velocidade de transferência de ficheiros nas áreas predominantemente rurais, sendo os valores médios cerca de metade dos registados nas áreas predominantemente urbanas. Este indicador apresenta variabilidade muito elevada, observando-se valores máximos de 249,90 Mbps e 64,49 Mbps, respetivamente em download e upload, e mínimos inferiores a 0,013 Mbps, que dificultam ou impossibilitam a transmissão de dados em condições adequadas.

Os serviços de navegação na Internet e youtube video streaming, e também a latência de transmissão de dados, apresentam desempenhos inferiores, face à transferência de ficheiros, observando-se também algumas diferenças entre operadores e tipologias de áreas urbanas. De uma forma geral, o operador MEO e as áreas predominantemente rurais registam os piores desempenhos.

Os resultados registados nas regiões que compõem Portugal Continental – Norte, Centro, Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo e Algarve – mostram as assimetrias entre estas regiões. De uma forma global, observam-se melhores desempenhos dos serviços e melhor cobertura das redes móveis na Área Metropolitana de Lisboa, seguindo-se as regiões do Norte e do Algarve. No extremo oposto, com os piores desempenhos, encontram-se as regiões do Centro e do Alentejo.

Saiba mais:

ANACOM.pt: Avaliação do desempenho de serviços móveis e de cobertura GSM, UMTS e LTE, em Portugal Continental
ANACOM.pt: ANACOM avalia qualidade do serviço de comunicações móveis na região Centro
ANACOM.pt: Avaliação do desempenho de serviços móveis e de cobertura GSM, UMTS e LTE, na região Algarve (NUTS II)
ANACOM.pt: Avaliação do desempenho de serviços móveis e de cobertura GSM, UMTS e LTE, na Área Metropolitana de Lisboa (NUTS II)
ANACOM.pt - Avaliação do desempenho de serviços móveis e de cobertura GSM, UMTS e LTE, na região Norte
ANACOM.pt: Avaliação do desempenho de serviços móveis e de cobertura GSM, UMTS e LTE, na região Alentejo (NUTS II)