Tem dúvidas sobre as alterações na TDT
Ligue grátis todos os dias das 9h às 16h
A ANACOM reuniu, a 14 de outubro de 2022, com os autarcas de Avis e Abrantes para apresentar os resultados dos estudos sobre a qualidade de serviço das redes móveis da MEO, NOS e Vodafone realizados nestes concelhos. Aceda aqui ao estudo relativo a Avis e aqui ao estudo em Abrantes.
Ambas as reuniões foram abertas pelos Presidentes de Câmara, enquanto a apresentação dos resultados dos estudos de qualidade levados a cabo pela ANACOM foram apresentados pelo Diretor Geral de Supervisão da ANACOM, Vítor Rabuge, a que se seguiu uma apresentação sobre as redes fixas de alta velocidade e áreas brancas, feita por Patrícia Silva Gonçalves, Administradora da ANACOM.
O Presidente da ANACOM, João Cadete de Matos, apresentou aos autarcas as medidas que estão previstas para melhorar a situação das telecomunicações em Portugal, tanto ao nível dos serviços móveis como fixos. No móvel, recordou as obrigações de cobertura decorrentes do leilão do 5G, que apontam para que 75% da população das freguesias do país sejam servidas com Internet de 100 Mbps no final de 2023, percentagem que sobe para 90% em 2025, bem como o impacto favorável que se espera venha a existir na sequência da entrada de novos operadores no mercado, que adquiriram espectro no leilão. Havendo mais concorrência surgirão melhores ofertas, a preços mais adequados, o que poderá contribuir para deixarmos de ter preços tão elevados – Portugal está na cauda do ranking dos países com preços mais elevados, referiu João Cadete de Matos. Apontou ainda as vantagens do roaming nacional, que permite a um operador utilizar a infraestrutura de outros operadores, mediante pagamento, o que aceleraria a cobertura disponibilizada, com um menor esforço de investimento.
Referiu ainda o trabalho feito pela ANACOM no desenvolvimento do processo que visa o lançamento do concurso público para escolher o fornecedor que instalará a rede de fibra ótica que cobrirá todos os alojamentos, processo em que a ANACOM está a coadjuvar o Governo.
O Presidente da ANACOM referiu também o satélite como meio complementar para acesso à Internet de alta velocidade em zonas mais remotas, onde não cheguem outras tecnologias. Esta tecnologia já permite débitos elevados e o preço tem vindo a baixar, apesar de ainda ser mais caro do que o preço da fibra ótica.
Nas reuniões, além dos Presidentes de Câmara, Nuno Silva, em Avis, e Manuel Jorge Valamatos, de Abrantes, estiveram presentes outros membros do executivo camarário e os presidentes de Junta de Freguesia dos dois concelhos.
Na reunião em Avis, os autarcas deram nota da deficiente cobertura de rede móvel no concelho, havendo regiões onde não há rede de nenhum dos três operadores móveis, MEO, NOS e Vodafone, e outras em que funciona de forma intermitente. Isto tanto no serviço de voz, como de dados, como notou o Presidente da Câmara Municipal de Avis. A experiência dos autarcas corrobora os resultados do estudo de qualidade feito pela ANACOM.
Os autarcas defenderam a existência de roaming nacional como forma de colmatar o défice de cobertura e melhorar as condições de serviço dos consumidores.
A Administradora Patrícia Silva Gonçalves fez uma apresentação sobre as redes fixas de elevada capacidade e as áreas brancas, dando a conhecer a situação do concelho nesta matéria, tendo explicado ainda o que se pretende fazer para eliminar as áreas brancas, aquelas nas quais não existem de todo redes fixas de alta velocidade, ou em que menos de 10% dos alojamento estão cobertos.
O Presidente da ANACOM, João Cadete de Matos, referiu ainda que Portugal tem um outro problema: a baixa literacia digital, sobretudo junto das populações menos jovens, e que continua a comparar desfavoravelmente a nível europeu. Mas, para inverter esta situação, é fundamental que as populações tenham acesso à Internet. Isto é ainda determinante para corrigir os problemas de desertificação e para conseguir fixar e atrair pessoas e empresas.
Nuno Silva (Presidente da Câmara Municipal de Avis) e João Cadete de Matos (Presidente da ANACOM) na apresentação do estudo de qualidade das redes móveis feito no concelho de Avis
João Cadete de Matos (Presidente da ANACOM) e Manuel Jorge Valamatos (Presidente da Câmara Municipal de Abrantes) na apresentação do estudo de qualidade das redes móveis feito no concelho de Abrantes
Saiba mais:
Avaliação do desempenho de serviços móveis e de cobertura GSM, UMTS, LTE e NR no Concelho de Avis