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O Portal do Consumidor da ANACOM assinala o dia Mundial dos Direitos do Consumidor recordando os acontecimentos que, em 2015, se destacaram no âmbito da utilização de serviços de comunicações.
No desempenho da sua função de proteção dos utilizadores, a ANACOM considera fundamental que os utilizadores façam escolhas informadas e que retirem o maior proveito dos serviços de comunicações, sabendo também como agir quando algo não corre bem.
Assim, em 2015, foi divulgada no Portal do Consumidor informação relevante tendo em vista a melhoria da experiência dos utilizadores com os serviços de comunicações e o conhecimento dos seus direitos.
Principais alterações legislativas e regulamentares
No decurso de 2015, registaram-se desenvolvimentos legislativos e regulamentares com impacto nos direitos dos consumidores e demais utilizadores, em particular:
Decisões da ANACOM
A ANACOM adotou um conjunto de decisões com o intuito de reforçar os direitos dos utilizadores, em particular:
Fiscalização e sancionamento
Em 2015 foram realizadas mais de 7.000 ações de fiscalização da ANACOM, no âmbito da sua atividade de supervisão do sector, com o objetivo de verificar se os operadores estão a cumprir com as regras sectoriais aplicáveis, nomeadamente em matérias relativas a fidelização, portabilidade do número, prestação de serviços de audiotexto e de serviços de valor acrescentado baseados no envio de SMS, TDT, estações e postos dos CTT, entre outras matérias.
Foram decididos 389 processos de contraordenação, dos quais 290 resultaram na aplicação de sanções, na sequência da deteção de comportamentos irregulares dos operadores no mercado, no que respeita, por exemplo, à portabilidade de número, aos serviços de audiotexto e serviços de valor acrescentado baseados no envio de SMS e ao livro de reclamações. Do total de processos decididos, 50 processos foram arquivados e os restantes 49 foram apensados, objeto de decisões sumaríssimas ou objeto de pagamentos voluntários que puseram termo ao processo. Saiba mais a respeito da atividade sancionatória da ANACOM.
Outros desenvolvimentos relevantes
Ainda no decurso do ano foram registados outros desenvolvimentos com impacto na prestação dos serviços, assinalando-se a este respeito:
Dicas e conselhos úteis
Durante o ano foram divulgadas dicas e conselhos úteis sobre os assuntos que assumem maior importância para os utilizadores, como por exemplo:
No final do ano, como já vem sendo hábito, a ANACOM lançou uma campanha de Natal destinada aos utilizadores com o objetivo de os informar sobre que medidas tomar perante um problema na utilização dos serviços: Problemas com o seu operador?
Ao longo do ano foram, ainda, divulgados os relatórios semestrais sobre as reclamações dos utilizadores e os relatórios trimestrais sobre as estatísticas respeitantes à utilização dos vários serviços.