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800 102 002: o número gratuito da ANACOM para esclarecer dúvidas sobre a TDT

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15.11.2019

Arrancou, dia 15 de novembro, a linha gratuita disponibilizada pela ANACOM, para quem tiver dúvidas ou precisar de informações sobre o processo de mudança da rede TDT, designadamente sobre a alteração do emissor de Odivelas Centro, agendada para o próximo dia 27. Basta ligar o 800 102 002.

Este número está disponível entre as 9h e as 22h todos os dias. No dia 27 de novembro, dia em que o emissor de Odivelas Centro passará do canal 56 para o canal 35, e no dia seguinte, funcionará, excecionalmente, até às 24h, por ser expectável que mais pessoas contactem o call center.

Quando o emissor for alterado, quem apenas tem TDT (televisão gratuita) ficará sem imagem no seu televisor. Para voltar a ver televisão normalmente basta fazer a sintonia automática, utilizando o comando da TV ou do descodificador TDT.

O call center da ANACOM, além de dar informação e esclarecer dúvidas, também dará ajuda personalizada às pessoas que o contactem para obter apoio no processo de sintonia dos televisores ou descodificadores TDT. Se mesmo assim não conseguirem fazer a sintonia, a ANACOM terá equipas técnicas no terreno que ajudarão a população a sintonizar os equipamentos. Este serviço é gratuito.

A ANACOM esclarece que não será preciso substituir ou reorientar as antenas, trocar a televisão ou o descodificador; e ninguém terá que subscrever serviços de televisão paga, para continuar a aceder aos canais de acesso livre.

Esta informação chegará a partir de hoje a 135 mil residências e estabelecimentos comerciais das zonas potencialmente abrangidas pela alteração no emissor de Odivelas Centro: todo o concelho de Odivelas; as freguesias de Lumiar, Carnide e Santa Clara, em Lisboa; e Encosta do Sol, na Amadora.

Depois da alteração do emissor de Odivelas Centro, a 27 de novembro, o processo prosseguirá a nível nacional a partir do final de janeiro/fevereiro.


Veja o vídeo preparado pela ANACOM que explica este processo:

Veja o vídeo preparado pela ANACOM que explica este processo:

 

Saiba mais:
Perguntas frequentes sobre alterações na rede TDT